sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Nº 22.729 - " O brasileiro é mais civilizado que suas elites"

.
17/11/2017


O brasileiro é mais civilizado que suas elites

Do Tijolaço - 17/11/2017


pesqcons

por Fernando Brito
Más  notícias para os sabidos da mídia, para os furiosos das redes, para os adeptos do ‘mata-esfola’ e para os neoliberais de cartilha e mantra do “estado mínimo”.
Ricardo Mendonça, no Valor de hoje, nos traz pesquisa do instituto Ideia Big Data na qual se indica ” que as posições dos brasileiros são bem menos conservadoras do que tem aparecido nas análises políticas, nos discursos de parlamentares e em manifestações em redes sociais”.
O estudo mostrou, entre outras coisas, que há forte apoio dos brasileiros à atuação do Estado para garantir igualdade de oportunidades, proteção aos mais pobres, aposentadoria aos mais velhos e crescimento econômico do país. São majoritários também o apoio a cotas raciais em universidades públicas e a defesa de direitos de homossexuais. A formulação segundo a qual os direitos humanos “devem valer para todos, incluindo bandidos”, supera com folga o entendimento de que deveria ser algo seletivo. E uma ampla maioria manifesta rejeição à ideia de punição criminal às mulheres que fazem aborto.
Até a história de que o Brasil precisa de “menos Estado” – que os colunistas não cansam de repetir como verdade absoluta sai torpedeada. Praticamente 80% preferem serviços públicos melhores e só 20% querem impostos mais baixos e que os pobres que se virem.
Mais de 86% acham que o governo deve proteger os mais pobres, e ampla maioria pensa que deve garantir a aposentadoria para todos, atuar na economia para promover o desenvolvimento. Idem para a importância dos partidos políticos (é…) e contra o encarceramento generalizado.
Publico abaixo as principais perguntas da pesquisa, encomendada pelo movimento Agora! , insuspeito de qualquer “esquerdismo”. Até o Luciano Huck o integra.
pesqcons1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista