14/09/2009
México esgota petróleo sem resolver a pobreza
Pátria Latina. Segunda , 14 de Setembro de 2009 às 10:51
México (Prensa Latina) O
A infra-estrutura de Petróleos Mexicanos (PEMEX) é obsoleta e apresenta um atraso de até 20 anos com respeito a outros produtores.
Administração deficiente, mau planejamento, excessiva corrupção, além de custosas pré-vendas para o sindicato petroleiro, são as causas da débâcle petroleira, pela qual especialistas têm comentado a necessidade de repensar os empregos do futuro, sem enfocá-los a esta indústria.
Segundo o El Universal, a paraestatal entregou informação aos Estados Unidos que indicava que há petróleo disponível comercialmente só para pouco mais de sete anos.
A geração de riqueza produzida pelo boom petroleiro pode ser lida como a história de dilapidação que deixou o México à beira de ficar sem reservas, sentenciou o rotativo.
Outras das razões que levaram a tal estado de depauperação do setor são o corporativismo sindical, bem como reduzidos níveis de investimento. Finalmente o florescimento da indústria do ouro negro não tirou o México da miséria, como alguns previram.
A situação indica que, sem descobertas importantes no que resta da presente administração, para meados do quarto ano dos próximos seis anos presidenciais no México poderiam acabar as reservas nas jazidas conhecidas.
Até a data, as reservas comprovadas, de onde é extraída a produção diária e os excedentes para exportar, reduziram 58% nos últimos 10 anos, comentaram.
Com tudo isso, o comércio exterior oscila, advertem especialistas, pois o petróleo continua sendo ainda assim a principal fonte de divisas da nação.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista