sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Contraponto 638 - Conceição Tavares e o governo Lula


06/11/2009

Uma breve análise sobre o governo Lula

Zé Dirceu 06/11/2009 18:36

Crítica e contestadora, a economista Maria da Conceição Tavares, em sua entrevista ao caderno EU&, do Valor Econômico, se diz otimista em sua análise do governo Lula, "Muito boa, esta é a minha avaliação e a de 70% da população".

Em um trecho dessa avaliação, ela alfineta com sua capacidade demolidora de sempre: "na verdade, só a classe média dita ilustrada e a grande imprensa são contra. Contra também não sei o quê." (*)

Quanto à política econômica do governo, a economista avalia que "como estava tudo fora do lugar (quando FHC entregou o governo a Lula), era muito ousado fazer uma política alternativa no início do primeiro mandato. Do ponto de vista da política macro, eles começaram a fazer coisas no segundo mandato. Mas não creio que vão terminar".

Ainda sobre seu balanço do governo Lula, ela pondera que três coisas importantes estão sendo tocadas: crescimento, distribuição de renda e incorporação social. E que essa gestão, ainda por cima fez, "uma política externa independente. Por que acha que ganhamos a Olimpíada? Porque passamos a ter prestígio de fato lá fora."

Sobre o presidente, Conceição conclui que "Lula é um gênio político, mistura de Vargas e JK, uma liderança do povo brasileiro que tem uma sorte danada, ademais de ser muito competente. (*) Tem que ter competência e sorte. As coisas têm que estar a favor".

____________________
(*) grifo do ContrapontoPIG
____________________
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista