sábado, 1 de maio de 2010

Contraponto 2096 - "Colômbia: dianteira de candidato verde supera margem de erro em nova pesquisa"

.
01/05/2010

"Colômbia: dianteira de candidato verde
supera margem de erro em nova pesquisa"

Opera Mundi - 30/04/2010 | ANSA | Bogotá

O ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde (oposição) às eleições presidenciais colombianas, Antanas Mockus, confirmou a primeira colocação em uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30/4) em que aparece com 38,7% das intenções de voto.

Segundo o levantamento da empresa Datexco, a liderança de Mockus está além da margem de erro - de 2,12 pontos percentuais - já que o governista Juan Manuel Santos, do Partido de la U, aparece com 26,7%.

Na terceira colocação vem a representante do Partido Conservador Colombiano, Noemí Sanín, com 9,8%, seguida de Germán Vargas Lleras, do Mudança Radical (3,3%), e Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (2,9%). Ainda de acordo com a pesquisa, Mockus também venceria Santos em um eventual segundo turno, por 41,5% a 29%.

Os números apresentados por essa pesquisa são semelhantes ao de outro estudo, divulgado pelo Centro Nacional de Consultoria, que também aponta liderança do candidato do PV por 39% a 34%. Dessa forma, Mockus consolida o crescimento que teve nas últimas semanas e assume o posto de favorito às eleições, até então ocupado por Santos.

Há pouco de duas semanas, o ex-prefeito de Bogotá estava tecnicamente empatado com Sanín na segunda posição com cerca de 20% das preferências.

A Datexco entrevistou 2.225 pessoas de 36 cidades colombianas entre os dias 27 e 29 de abril. O primeiro turno da eleição que escolherá o sucessor do presidente Álvaro Uribe acontece no dia 30 de maio.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista