domingo, 10 de abril de 2011

Contraponto 5168 - "Folha confirma: Dilma quer banda larga de verdade"

.
10/04/2011

Folha confirma: Dilma quer banda larga de verdade


Do Tijolaço - 10/04/2011

Brizola Neto


A manchete da Folha é, hoje, aquilo que a gente já vinha falando desde quinta-feira: Dilma exige das teles que a conexao oferecida através do Plano Nacional de Banda Larga pelas empresas de telecomunicações mereça este nome e tenha velocidade de, pelo menos, 1 Megabit por segundo.

“Vamos abolir este negócio de kilobit, vamos falar em megabit”, teria sido o recado da presidente para as teles.

O que a Folha chama de “contrapartida” para as teles – permitir-lhes acesso ao mercado de TV a cabo, não me parece grande novidade, pois a Net e a Embratel já estão no mercado de banda-larga, em parte,contornando a vedação legal. E, além do mais, a tendência de convergência de mídia e o ganho de escala pelo uso de um único cabo – desde que haja o compartilhamento obrigatório, conhecido como unbundling – são situações das quais seria irracional fugir.

De qualquer forma, ainda que as teles cedam, a rede pública de conexão à internet precisa ser implantada. Ela é a garantia de que não haverá monopólio, manipulação de preços e, sobretudo, o abandono das áreas do interior e das periferias, onde a densidade ou a rentabilidade dos acessos não compense às grandes empresas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista