domingo, 8 de maio de 2011

Contraponto 5322 - Dois "Lulas Lá" no Peru

.
08/05/2011
Disputa prioriza "quem é mais Lula"

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Radar - 07.05.2011| 17:00

Keijo Fujimori aponta o ex-presidente brasileiro como modelo, para repúdio do PT. Já o adversário Ollanta Humala se declara o novo Lula

Os dois candidatos da eleição presidencial do Peru competem para convencer o eleitorado de “quem é mais Lula”. A candidata de direita Keiko Fujimori, que disputará o segundo turno no dia 5 de junho com o esquerdista Ollanta Humala, afirma que quer fazer um governo “como o de Luiz Inácio Lula da Silva”, nos dois mandatos de 2003 a 1010 no Brasil.


Ela elogiou a política de segurança do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e depois afirmou que “se há um estilo de governo a ser seguido, é o do Brasil, o gigante sul-americano”.

Petistas que acompanham a eleição no Peru disseram que Lula é simpatizante de Humala e condenaram o uso de seu nome por Keiko.

“É oportunismo, uma piada”, disse Valter Pomar, do Diretório Nacional do PT: “Ela é neoliberal, não tem nada a ver conosco”, afirmou.

Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que cumpre prisão por corrupção, tem programa de governo baseado no livre mercado e no assistencialismo.

Já Humala contratou como assessores os petistas Valdemir Garreta e Luís Favre, que o ajudaram a formular uma Carta ao povo peruano, nos moldes da carta que Lula divulgou na eleição de 2002.

Desde o início da campanha, Humala tentou se mostrar como um “novo Lula”, um esquerdista que migrou para o centro. Ele teve maior votação no primeiro turno da eleição, 31,6% contra 23,5% de Keiko. Uma pesquisa do Ipsos/Apoyo, de 4 de maio, mostra Humala com 39% das intenções de voto, um ponto à frente de Keiko, 38%. (das agências de notícias)

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA
Presidente mais popular da história do maior país da América Latina, Lula foi exemplo de esquerdista que fez governo moderado, tornando-se referência para políticos do subcontinente de diversas correntes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista