quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Nº 23.316 - "Golpe acaba em poste, por Sergio Saraiva"

.

01/02/2018

Golpe acaba em poste, por Sergio Saraiva



Do Jornal GGN - QUI, 01/02/2018 - 10:06


Poste de Lula deverá ser o novo presidente do Brasil em 2018 – se houver eleições
.
poste

Golpe acaba em poste

por Sergio Saraiva

Está ficando ocioso analisar as pesquisas de intenção de voto para presidente nas eleições de 2018 – Lula ganha. É o que ocorre com a nova Pesquisa Datafolha de janeiro de 2018.

Ocorre que Lula foi impedido. E os jornais buscam especular que com Lula fora das eleições, Jair Bolsonaro e Marina Silva seriam os dois nomes que sairiam do 1º turno. E Marina com 42% dos votos venceria Bolsonaro com 32% dos votos no 2º turno.

Porém, a informação mais relevante no caso de Lula seguir impedido até as eleições – probabilidade nada desprezível caso continuemos acatando as decisões judiciais – é o potencial de transferência de votos de Lula.

Qual é o potencial de votos de um “Poste do Lula”

E quanto a isso, o Datafolha mostra que 27% do eleitorado votariam com certeza em um candidato indicado por Lula e outros 17% poderiam votar em um candidato indicado por Lula.

transferência de voto

Essa é a informação mais relevante que deve estar sendo analisada com todo cuida no QG do golpe. E os golpistas devem estar desiludidos. Porque com Lula o PT ganha e sem Lula o PT ganha.

Vejamos.

No primeiro turno

Quando se combina o resultado do potencial “com certeza” de transferência de votos de Lula e os resultados de intenção de votos “sem Lula” temos o seguinte:

Poste do Lula 27% contra Bolsonaro 18%. Marina em terceiro lugar com 13% ficaria fora do 2ºturno.

transferência de voto1

No segundo turno

Pode-se estimar que o Poste do Lula teria 44% de intenções de voto no segundo turno – a soma dos que votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula – 27% - com os que poderiam votar - 17%.

Bolsonaro no segundo turno obtém seu melhor resultado contra Alckmin – 33%. Tomando-se essas duas estimativas, então, o Poste do Lula venceria as eleições.


transferência de voto2

O Poste de Lula mesmo em um segundo turno contra Marina Silva – a candidata melhor colocada em um cenário “sem Lula”. O Poste de Lula vence Marina de 44% a 42%. Caberia aqui dizer que estatisticamente estariam empatados, mas aqui é necessário especular que Marina Silva é quem mais herda votos de Lula quando este é impedido e não seria de esperar o mesmo resultado de Marina contra o verdadeiro herdeiro de Lula.

transferência de voto3

Resumo da ópera

Poste de Lula é o novo presidente.

Acautelai-vos democratas. Não trouxeram o golpe até aqui para deixar o PT assumir novamente o poder.



PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia – especializada na manutenção de curvas normais.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista