sábado, 10 de outubro de 2009

Contraponto 452 - TV Brasil : 80% de aprovação


10/10/2009

Datafolha: TV Brasil é aprovada por 80% dos telespectadores

Portal Vermelho - 9 de Outubro de 2009 - 19h43

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta semana traz dados que prometem colocar por terra a maior parte das críticas que setores da oposição fazem à TV Brasil. Segundo o Datafolha, o prestígio do canal público de TV é elevadíssimo. Entre os que acompanham sua programação, 80% a qualificam como ótima ou boa. Outra revelação importante: uma fatia considerável do telespectador do interior do país, ignorado pela medição de audiência do Ibope, assiste e aprova a TV Brasil.


Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente. A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação. Entre os que costumam assistir a TV Brasil em casa, 42% sintonizam o canal por antena parabólica. Os resultados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação -- EBC.




Um terço da população conhece
e 10% são espectadores assíduos


Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional, distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto de 2009. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora, na segunda quinzena de Setembro.

Em consulta espontânea sobre os canais mais frequentemente assistidos, a TV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente com outros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consulta estimulada (pesquisador menciona o nome do canal), 15% dos entrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e 10% declararam assisti-lo atualmente.

Aprovação da Programação

Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%, regular por 20% e ruim ou péssima por 1%. A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde à nota 4, numa escala variável de 1 a 5.

Três programas destacaram-se na preferência destes telespectadores: Programa de Cinema (filmes), com 34%, o telejornal Repórter Brasil-Noite, com 31% e o programa Leda Nagle-Sem Censura, com 26%. São preferidos ainda os Documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%), Programas Musicais (19%) e os Programas Infantis (17%). A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e Share da TV Brasil, segundo medida do IBOPE. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que sem duvida se reflete na avaliação dos programas infantis.

A Força da Parabólica

Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da TV aberta ( antena VHF ou UHF) e 22% através de TV por assinatura. Ou seja, tal a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior, entre os que vêm TV pela chamada Banda C.

Os que não costumam assistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), do desinteresse (23%) e da falta de tempo (19%).

Perfil dos Telespectadores

A maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil, 79%, pertence às classes econômicas B (32%) e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Este telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é elitizado em relação à população brasileira.

Mais da metade dos que assistem à TV Pública vive em cidades do interior (58%), onde é forte a penetração da parabólica, e 45% vivem na região Sudeste. A Região Sul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora (17%) e nela o hábito de assisti-la é
indicativamente menor, de 6%, inferior à média nacional de 10%. O hábito é indicativamente maior nas regiões Norte/Centro-Oeste, onde 12% declaram assistir à TV Brasil regularmente, e é de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste.

A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação da emissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande, sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.

Números mostram relevância

Para a jornalista Tereza Cruvinel, presidente da EBC, os números revelados pela pesquisa mostram que a TV não é um canal "irrelevante" como dizem os críticos. "10% de audiência não é irrelevante e a grande aprovação da TV mostra que estamos no caminho certo, ao apostarmos na qualidade e na diversidade de nossa programação", destaca Cruvinel.

No início de agosto, o jornal Folha de S. Paulo publicou um editorial, intitulado "Tela Fria", no qual critica a TV Brasil e chegava a sugerir o seu fechamento. "Os vícios de origem e o retumbante fracasso de audiência recomendam que a TV seja fechada - antes que desperdice mais dinheiro do contribuinte", proclamava o editorial.

Na ocasião, o jornalista Aziz Filho, gerente executivo de Jornalismo da TV Brasil no Rio de Janeiro, publicou artigo contestanto a Folha. Segundo ele, "é natural que os oligopólios não simpatizem com a idéia de o Brasil seguir os países ricos e democráticos, todos eles com redes públicas nas quais a informação circula livre dos interesses empresariais. (...) Trata-se da primeira tentativa de se criar no país uma rede nacional e pública de comunicação, desvinculada de poderes comerciais ou regionais. Estará montada quando concluir o árduo processo de reunir emissoras públicas nos 27 cantos da federação e consolidar a idéia de que o investimento na informação de qualidade tem retorno garantido - não para poucos, mas para todos."

Agora, com os dados da pesquisa Datafolha, não é mais necessário que os colaboradores da emissora saiam em defesa da TV Brasil. Os números do próprio instituto de pesquisa do grupo Folha comprovam que os investimentos feitos na criação e manutenção do canal público estão alcançando resultados satisfatórios.

Para o jornalista Altamiro Borges (Miro), autor do livro "A ditadura da mídia", a consolidação da TV Brasil é uma "necessidade democrática". Segundo ele, a EBC, empresa que comanda a TV Brasil e uma ampla rede pública e comunicação, é uma "conquista das forças progressistas na luta contra a ditadura midiática". "Ela deve ser fortalecida e aperfeiçoada, com maior participação dos movimentos sociais", defende Miro.

Clique aqui para acessar o site da TV Brasil

Da redação,

com informações da EBC
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