20/01/2014
Aluno de 14 anos faz Enem pela 1ª vez e é aprovado em medicina, no CE
Francisco Rodrigues de Castro Jr. foi aprovado no curso na UFC.
Estudante também passou em 1° lugar no curso de química na Uece.
Do G1 - 20/01/2014 06h56 - Atualizado em 20/01/2014 10h03
Gabriela Alves Do G1 CE
Francisco passou em medicina na UFC e tirou o
1º lugar de química na Uece (Foto: Arquivo Pessoal)
Além de ser aprovado em medicina, Franciso também passou no vestibular tradicional da Universidade Estadual do Ceará (Uece), alcançando o primeiro lugar no curso de química. “Como soube da pontuação do Enem antes do resultado da Uece, já esperava que também me sairia bem”, afirma. Apesar da pouca idade e das opções, Francisco diz estar decidido em começar a cursar medicina o mais rápido possível. “Eu me acho novo, mas sei que consigo lidar com isso. Vai dar certo.”
saiba mais
Para Francisco ingressar na faculdade de medicina, a família do
estudante já fez o pedido de parecer que dispensa o aluno de cursar o
restante do ensino médio. O documento é dado pelo Conselho Estadual de
Educação. O aluno deve fazer uma avaliação no colégio onde estuda e,
caso seja aprovado, consegue o avanço de série e o certificado de
conclusão do ensino médio, exigido na matrícula do curso. Normalmente,
apenas alunos que concluem o Ensino Médio podem cursar nível superior.Até o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a primeira opção era medicina-Fortaleza. Na última hora, ele resolveu trocar. “Decidi colocar Sobral para ficar mais perto da minha família.” Francisco mudou-se para Fortaleza há dois anos, quando conseguiu uma bolsa de estudos no Ari de Sá, uma das escolas de Fortaleza que mais aprovam em vestibulares e no Enem.
No 1° ano do Ensino Médio, o adolescente estudou em uma turma preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), mas no 2° ano, o estudante resolveu ir para uma turma olímpica, voltada para o Enem. “Estava em dúvida entre engenharia e medicina, mas vi que não queria tanto cálculo na minha vida”, confessa.
Mãe entrega medalha a Francisco em premiação
na escola (Foto: Arquivo pessoal)
na escola (Foto: Arquivo pessoal)
Rotina
Para chegar a esses resultados aos 14 anos, Francisco afirma que prefere estudar fora de casa. “Não costumava estudar em casa. Sou muito inquieto, não consigo sentar e parar para estudar. Aproveitava as aulas extras que o colégio oferecia ou ia para a biblioteca estudar. Também participava das olímpiadas”, conta.
A mãe de Francisco, a professora municipal Socorro Lima, lembra que ele sempre ganhou medalhas pelas boas notas e é apaixonado por livros. "Com menos de quatro anos ele já começou a ler. Mais velho, ele só gostava de livro grande e lia em três dias", afirma. Atualmente, ele diz preferir a literatura de ficção fantasiosa.
Em Fortaleza, o menino mora com o pai, que trabalha como gerente de um bar. Nas horas que fica em casa durante a semana, Francisco conta que prefere estar no computador, olhando as redes sociais e lendo artigos científicos. “Gosto muito dessa parte de pesquisas, quero conseguir conciliar a pesquisa (na medicina) com a parte clínica”.
Antes de conseguir uma bolsa de estudos em Fortaleza, Francisco estudava em uma escola pública estadual. “Até o 4° ano, estudava em uma escola particular. Mas depois fui para uma escola que meus pais conheciam e que eu poderia ter o mesmo desempenho”, conta. Hoje, os pais orgulhosos viram que fizeram o certo e apoiam a decisão do filho de entrar logo na universidade. "Tudo na vida é um desafio. A gente tem de arriscar. Ele é muito inteligente e esforçado e estará fazendo o que quer”, afirma a mãe.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista