domingo, 11 de outubro de 2009

Contraponto 460 - Vale & tucanos


11/10/2009
Bico tucano na Vale?


Tijolaço - sábado, 10 outubro, 2009 às 13:01

bicotucA nota da colunista Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo de hoje, falando do “engavetamento” de uma série de comerciais da Vale onde se procurava responder às críticas que se fazem - a começar partindo do próprio Lula - pelo fato de a empresa estar tirando minério à toda velocidade, sem beneficiamento, sem investimentos em siderurgia e, ainda por cima, comprando navios para transportá-los na China e na Coreia é muito bem comentada por Paulo Henrique Amorim, no seu Conversa Afiada. Vale a pena ler.

De minha parte, quero mencionar um assunto que ele não aborda. Pela nota, ficamos sabendo que os fundos de pensão governamentais, que controlam a maioria do consórcio que gere a empresa, passaram a pedir a demissão, nas plavras da colunista “de diretores da Vale ligados ao PSDB”. Como assim? Quem indicou estes diretores? São cargos políticos?

O que a Vale vem fazendo com o Brasil, assunto que já abordei aqui e aqui, nos últimos dias, é um verdadeiro crime. Agora, ficamos sabendo que a empresa, vendida na bacia das almas por FHC, tem “diretores ligados ao PSDB”. Nomeados por quem? O que fazem ali?

O Governo Lula está desafiado a usar o poder que os fundos de pensão estatais e o BNDES têm na Vale. Por mais boa vontade e espírito de anistia que se tenha, a vergonha da privatização da Vale continua a lesar o interesse nacional. A empresa já é presidida por um funcionário do Bradesco, vai ser dirigida por simpatizantes de um partido político de oposição?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista