sexta-feira, 1 de abril de 2011

Contraponto 5106 - "Parceria Brasil-Cuba na Saúde"

.
01/04/2011
Parceria Brasil-Cuba na Saúde

Do Blog do Zé Dirceu - Publicado em 01-Abr-2011


Ministro Padilha vai batalhar por validação de diploma médico...

Alexandre Padilha

Aplausos à excelente notícia dada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de revalidar os diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba para que estes atuem em Estados que têm carência destes profissionais.

Em conversa com a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e o embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora, o ministro elogiou a qualidade da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) de Cuba. E mais: pretende firmar convênio entre a ELAM e universidades brasileiras para intercâmbio entre seus profissionais.

“Esse é o primeiro passo (convênio) porque facilita muito o reconhecimento do diploma. Há um interesse nosso em aprofundar as relações entre os dois países e o caso da ELAM está sendo tratado de forma diferenciada”, afirmou o ministro.

600 municípios sem médicos; 400 esperam validar diploma

A expectativa de Padilha é que a revalidação destes diplomas gere um contingente de médicos suficiente para suprir a carência de profissionais em algumas regiões brasileiras. Estimativas apontam que pelo menos 600 dos quase 6 mil municípios brasileiros não contam com nenhuma médico.

A senadora Vanessa, coordenadora do Grupo Parlamentar Brasil -Cuba no Congresso, afirma que 400 médicos aguardam esta revalidação para atuarem no nosso país. “Há um interesse muito grande daquele país em nos ajudar nessa área tanto que o embaixador Zamora acena com a possibilidade de aumentar o número de vagas para alunos brasileiros na ELAM”, afirma a senadora.

Já o embaixador Carlos Zamora foi taxativo: “o Brasil necessita de profissionais dessa área e temos condições de incrementar essa parceria”.


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ ABr
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista