Mostrando postagens com marcador Trem bala. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trem bala. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Contraponto 4737 - "O que há por trás da oposição ao trem-bala?"

.
15/02/2011
O que há por trás da oposição ao trem-bala?

Do Blog do Zé Dirceu - Publicado em 14-Fev-2011

Zé Dirceu

Pergunto-me: não é medo das concessionárias de rodovias...

Ando bastante desconfiado dessa fobia de nossos jornais com a implantação do trem de alta velocidade (TAV) no Brasil, inicialmente uma linha ligando Rio-Campinas-São Paulo. A obra, dentre outras razões, é vital para a Copa do Mundo de 2014 no país e as Olimpíadas de 2016 no Rio.

A pergunta ingênua é a seguinte: que interesses estão por trás dessa oposição fanática e radical ao TAV, estampada por matérias publicadas ao longo de toda a semana passada, inclusive neste fim de semana?

Seriam idiotas, ou loucos, os governos de todo o mundo desenvolvido que aplicam bilhões e bilhões de dólares, e/ou euros, yenes, yuans, para construir TAVs e TVGs, por exemplo, na Espanha, Portugal, França, Alemanha, Japão, Coréia, China e agora o dos Estados Unidos? Estão todos errados?

Será que um país continental como o Brasil não deve investir mesmo em trens de alta velocidade? Para que esses países investiram tanto em pesquisa e construíram uma indústria complexa e competitiva nesse área? Para nada? Ou será que devemos continuar a construir, por concessões, apenas estradas?

Será que as concessionárias de rodovias não veem seus negócios ameaçados pela concorrência do TAV, da mesma forma que o transporte aéreo concorre com o rodoviário, para a alegria dos usuários, já que a concorrência melhora os serviços e os preços caíram? Por que não podemos construir o TAV para que ele, da mesma forma, concorra com o transporte aéreo e rodoviário?

Isto é o melhor para todos, não parece a vocês também?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Contraponto 2742 - Serra é "atropelado" pelo Trem-bala

.
14/07/2010

Serra é "atropelado" pelo Trem-bala

Amigos do Presidente - por Zé Augusto - terça-feira, 13 de julho de 2010

Presidente Lula, ao lado da então ministra Dilma Rousseff, visitam a cabine de um Trem de Alta Velocidade, durante viagem na Alemanha, em 04/12/2009.

O trem-bala (Trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas) está na etapa do edital, mas José Serra (PSDB/SP) já se deixou ser atropelado por ele.

O demo-tucano, ao saber do lançamento do edital, saiu criticando por criticar, mostrando desconhecimento do assunto, mesmo ele sendo ex-governador de São Paulo, estado onde ficará a maior parte da obra.

Serra disse:

- O trem-bala é um projeto que não está claro. Parece que seria tudo do governo, mas é preciso ver se é isso mesmo.

Falou bobagem. O preço está orçado, e o orçamento aprovado até pelo TCU, que foi consultado sobre o projeto previamente. O governo irá licitar quem irá construir e explorar a linha, com contrato de transferência de tecnologia.

Se o demo-tucano acordasse cedo e se informasse melhor sobre o que se passa no Brasil real, inclusive no estado em que ele era governador, não seria atropelado pelo trem-bala, ainda no papel.
.