terça-feira, 21 de julho de 2009

Contraponto 26 - Partido da Imprensa Golpista

.

PITACO DO ContrapontoPIG

Este texto de Evaristo Almeida merece ser lido com atenção uma vez que traz uma definição e uma descrição didática perfeitas do se conhece como PIG - Partido da Imprensa Golpista.

PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA
.
em 07/2009

A denominação de Partido da Imprensa Golpista - PIG para a grande mídia mercantil brasileira nasceu no sítio Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim. Ela foi elaborada ao se constatar que o jornalismo brasileiro age de modo sincronizado e militante para derrubar o excelente governo Lula.

As pautas dos meios de comunicação que fazem parte do PIG são feitas de forma uniforme e possuem os mesmos objetivos. A impressão que passa é que há um grupo que centraliza essas pautas e instrumentaliza o PIG.

Faz parte do PIG toda a grande mídia brasileira, mas os que se destacam são os jornais Folha de São Paulo, O Globo e o Estado de São Paulo, a rádio CBN, a televisão Globo e a revista Veja. Eles se revezam em criar factóides que depois coincidentemente são repercutidos nos demais membros do PIG. A ideologia do PIG é a da direita conservadora das elites brasileiras. A mesma que norteou o golpe de estado de 1964, que o PIG apoiou de forma entusiasmada. Ela se assenta, sobretudo, nos partidos PSDB, DEM e PPS. Esses partidos são protegidos pelo PIG, principalmente quando paira qualquer denúncia de corrupção sobre algum membro deles. Vide o governo tucano da Yeda Crusius no Rio Grande do Sul, ou do Beto Richa de Curitiba.

Quase nenhuma linha, e quando fazem alguma matéria a produzem em tom defensivo. O Estado de São Paulo, do governador tucano José Serra é um capítulo a parte. O PIG o blindou totalmente. A CPI da CDHU que foi implantada na Assembléia Legislativa de São Paulo não teve quase nenhuma repercussão na imprensa. Aliás, a ALESP não tem cobertura do jornalismo, a oposição ao governador José Serra não é ouvida.

Isso é que é democracia. Enquanto a oposição ao governo Lula tem espaço garantido no Jornal Nacional, a oposição estadual em São Paulo nunca aparece. Motivos não faltam como o caso Alstom, o superfaturamento no Rodoanel (conforme relatório do Tribunal de Contas da União), a linha 4 – Amarela do Metrô, entre outros. A blindagem do PIG também é estendida ao seu preposto, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab.

A imprensa mercantil foi fator essencial na reeleição do Kassab. Enquanto malhava a candidata do PT, protegia o prefeito. E hoje vemos que o Kassab superestimou a receita no orçamento da capital, a merenda servida as crianças da cidade apresentam condições higiênicas e de quantidade inadequadas, o transporte público está ruim, a saúde está aquém das condições da cidade, entre outras mazelas. Mas, como os filhos dos donos dos meios de comunicação não estudam em escola pública, eles não usam a saúde municipal e não andam de transporte coletivo, tanto faz. Não há críticas ao Gilberto Kassab, do DEM, no jornalismo paulistano. O SPTV da Globo, comandado pelo Carlos Tramontina nunca critica o prefeito. E também a oposição na Câmara Municipal nunca é ouvida.

O PIG não é só contra o governo Lula e o Partido dos Trabalhadores, ele é contra tudo que é política de esquerda no mundo e na América Latina. Os jornais brasileiros fizeram um carnaval contra o terceiro mandato de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, mas se calaram quando o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia obteve a possibilidade do terceiro mandato. Assim como noticiam de forma burocrática o golpe de estado em Honduras. No mundo, o PIG está ideologicamente muito próximo do Partido Republicano dos Estados Unidos. Apoiou o golpe de estado na Venezuela, de forma dissimulada o de Honduras, a invasão do Iraque, da Faixa de Gaza por Israel e sempre repercutiu a versão do Departamento de Estado estadunidense sobre todas as questões mundiais. Até parece que há um PIG mundial e o brasileiro é apenas uma filial.

Nunca nenhum comentarista brasileiro se posicionou contra a tortura em Guantánamo, feita pelos Estados Unidos. Aliás, tudo que esse país faz, tem o respaldo do PIG. Na economia o PIG é neoliberal, acha que políticas de equalização de renda, como o Bolsa-Família é esmola por atingir os mais pobres, que o Estado não deve intervir na economia, apesar de no mundo inteiro, essa intervenção estar acontecendo, pois senão teríamos a maior crise econômica de todos os tempos.

O PIG desconversa sobre a presença do Estado na economia quando o Citibank e a General Motors foram estatizadas para evitar a derrocada dessas empresas. Dessa forma o mercado tão defendido pelo PIG não é tão eficiente assim.

A mão invisível de Smith sumiu e aparece agora a mão visível do Estado. Para o Partido da Imprensa Golpista os gastos efetuados pelo Estado com custeio são sempre ruins. Os jornalistas não explicam que no custeio está a manutenção de escolas, hospitais, de rodovias e de toda estrutura do Estado. Essa estrutura atende aos mais pobres. Como as famílias dos meios de comunicação não usam essa estrutura, assim como a maioria dos jornalistas que trabalham nessas empresas, eles criticam esses gastos. Para isso têm até um nome que é figurinha carimbada para fazer a crítica, o do economista Raul Veloso. Este, por certo, não usa serviços públicos, pois é muito bem pago para dizer o que diz.

Qualquer relatório do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional - FMI, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE ou de qualquer outra instituição falando mal do Brasil, terá toda repercussão do PIG. Isso sem qualquer crítica, sem questionar métodos ou defender o país. Aliás, o Partido da Imprensa Golpista tem vergonha de ser brasileira, a sua ideologia é a da elite brasileira, de subordinação aos países desenvolvidos. São vassalos do mundo rico.

O grande ideólogo do PIG é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Sim, o mesmo, que casuisticamente mudou a Constituição para obter a reeleição. Foi um ato ilegal e comprando votos do Congresso Nacional para votar a favor da emenda. Mesmo sendo imoral, teve apoio do PIG. Fernando Henrique foi um senador obscuro, que graças a se apossar do Plano Real, feito pelo presidente Itamar Franco, foi eleito presidente da República. Quebrou o país três vezes, multiplicou por dez a dívida pública, aumentou à carga tributária em cerca de 10% do PIB, elevação da dívida pública de 30% do PIB para 57%, o desemprego chegou a níveis estratosféricos, privatizou a telefonia, que atualmente, apesar de ter uma das tarifas mais caras do mundo, apresenta um dos piores serviços. Deu de graça a Vale do Rio Doce, boa parte da Petrobras e várias outras empresas. Pois bem, para o PIG esse é o verdadeiro estadista, apesar de ter sido um péssimo governante para o povo brasileiro, que não o quer mais nem como vereador.

No jornalismo, atualmente o membro mais feroz do PIG é a Folha de São Paulo, que depois que a Veja se queimou em sucessivas matérias que acabaram com a credibilidade da revista, a Folha assumiu a posição de cachorro louco contra o excelente governo do presidente Lula, que tem 80% de aprovação do povo brasileiro. O irônico nisso tudo é a propaganda do jornal dizer que ele é apartidário. Desde quando o PSDB deixou de ser um partido político? A Folha queima os últimos cartuchos adquiridos na década de 1980, quando saiu na frente dos outros periódicos cobrindo grandes movimentos populares, como a Diretas-Já. Atualmente sobre o comando do Otavio Frias Filho, o jornal trabalha com o fígado não com a razão. Principalmente porque, ao contrário do que aconteceu no passado, quando o jornal era lido pela esquerda, atualmente o seu leitor é das classes A e B, os mais conservadores no espectro político-partidário brasileiro. Dessa forma até 2010, a Folha e o sítio UOL sempre estamparão manchetes negativas ao governo federal.

Quando a notícia for positiva ou não publicarão ou darão um jeito de apresentá-la de forma negativa como aconteceu muitas vezes recentemente.

Os militantes mais fiéis da ideologia do jornal são a Eliane Cantanhêde, Josias de Souza, Clóvis Rossi, entre outros. Na televisão, o Jornal da Globo é o mais reacionário, apesar dos jornais apresentados pelo Boris Casoy, na Bandeirantes e o Carlos Nascimento, no SBT, não ficarem muito longe. O tom professoral do Willian Waack e a cara de desesperada da Cristiane Pelajo dão o rumo ao jornal. Nunca falam bem do governo federal e chegaram ao requinte de apresentar uma matéria de extração de petróleo no interior da selva amazônica sem citar o nome Petrobras. A Rede Globo dispensa apresentação quando da manipulação de matérias visando beneficiar seus candidatos, como o Fernando Collor de Mello que as Organizações Globo, apoiou e elegeu.

Atualmente o Collor foi substituído pelo governador José Serra que tem torrado montanhas de dinheiro público com propaganda na emissora, principalmente com a Sabesp e o Metrô. Assim, como em 2006 ajudou ao Alckmin a chegar ao primeiro turno, a Globo tentará o mesmo com o Serra. No rádio, a CBN e a Rádio Jovem Pan se destacam. A CBN tem um time de primeira, quando é para falar mal do governo federal e bem do Serra. Nela trabalham a Miriam Leitão, o Heródoto Barbeiro, o Milton Jung, Lucia Hipóllito, Carlos Sardemberg, Gilberto Dimenstein e o Arnaldo Jabor.

O PIG é preconceituoso, principalmente quando trata de movimentos organizados como o MST (Movimento Sem Terra ; o movimento sindical como ficou evidenciado em matéria do jornal O Globo que critica a participação de sindicalistas na Petrobras, mesmo eles sendo funcionários concursados da empresa; o movimento estudantil, como o Congresso da Une que não teve cobertura e demais movimentos que sempre são criminalizados, principalmente se são pobres lutando pelos seus direitos, como habitação e saúde.

A manipulação faz parte das táticas do Partido da Imprensa Golpista. Os ataques diários contra a Petrobras dão a dimensão de como estão desesperados. É só consultar o blog Fatos e Dados da Petrobras para verificar como as manchetes dos jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo entre outras são mentirosas. A empresa vem desmentindo diuturnamente esses jornais. Quando a Petrobras era dirigida pelos tucanos, sendo preparada para ser privatizada e vários acidentes ocorreram entre eles o afundamento da maior plataforma de petróleo do mundo a P-36, a imprensa brasileira não tratava de forma pejorativa a empresa como vem fazendo atualmente.

Na gestão petista multiplicaram-se os lucros, os investimentos e a imagem da empresa no mundo. Recentemente ela ganhou um prêmio como a 4ª melhor empresa do mundo, saiu de 63ª para 34ª maior empresa do mundo, descobriu o petróleo no pré-sal e representa 10% do PIB brasileiro. A empresa tem sido elogiada pelo mundo inteiro a não ser no Brasil. O jornalismo brasileiro se aliou a oposição do PSDB, DEM e PPS, para tentar quebrar a empresa. Notícias que são desmentidas são publicadas diariamente de forma desavergonhada.

O PIG segue a máxima de Joseph Goebbels, propagandista de Hitler, de que uma mentira repetida mil vezes se transforma em verdade. É nessa tecla que batem. Só não contavam que a Petrobras iria criar o blog e desmenti-los.
Esse jornalismo envergonha o país

O objetivo deles além de desestabilizar o excelente governo Lula é que o petróleo do pré-sal fique com as empresas multinacionais que estão descontentes com os rumos que a exploração petrolífera vem tendo no Brasil. Para o PIG, assim como ocorreu com o ouro das Minas Gerais, no período colonial, indo parar na Inglaterra e financiar a revolução industrial, o país deve ficar com uma pequena porção dos frutos da exploração petrolífera, o grosso da riqueza deve ir para o exterior, via remessa de lucros e dividendos.

O objetivo do governo Lula é que a maior parte da riqueza do petróleo fique no Brasil e vá constituir um fundo para construir um sistema educacional decente para o povo brasileiro, para a saúde e infra-estrutura.Pela primeira vez um recurso natural vai beneficiar o povo brasileiro como um todo e não apenas uma pequena elite que sempre se apropriou das riquezas do país. O Partido da Imprensa Golpista, assim como o PSDB, DEM e PPS são contrários a que isso aconteça. Eles agem em consonância com os interesses estrangeiros. Desenvolver o país e melhorar a vida do povo brasileiro não interessa. Os interesses do PIG com a oposição são imediatos. É a implantação das mesmas políticas necrófilas que foram implantadas pelos PSDB no período em que governaram o país junto com o DEM e o PPS.

É isso, o objetivo deles é destruir de novo o Brasil e para isso vão manipular manchetes, inventar crises políticas e tentar desestabilizar o excelente governo Lula. A liberdade de imprensa só existe para as famílias que são donas dos meios de comunicação. Eles podem tentar moldar o país sob a sua ótica, em benefício deles mesmos e em detrimento da população brasileira.

Urge a democratização dos meios de comunicação. Para isso é necessário o controle social como ocorre nos países ricos, da responsabilidade pelo que é publicado, novas normas de concessão de rádio e televisão, melhor distribuição das verbas públicas de propaganda, visando ampliar o número de periódicos, a democratização da internet, via barateamento da banda larga para que o povo tenha outros meios para se informar. Assim ganha importância a primeira conferência de comunicação que ocorrerá em dezembro desse ano.

Essa conferência poderá indicar novos rumos que tirem o país da ditadura midiática em que hoje se encontra. Somente com a democratização dos meios de comunicação poderemos construir uma democracia e uma nação justa e desenvolvida no Brasil.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista