sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contraponto 7934 - "A situação na Líbia"

.

20/04/2012

A situação na Líbia

Do Democracia&Política - 20/04/2012

Líbia devastada pelos EUA e OTAN

Por Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil

“Em outubro de 2011, Muammar Khadafi, ex-presidente da Líbia por 42 anos, foi capturado [e assassinado], iniciando nova fase no país.

Muammar Khadafi assassinado

Após sete meses de conflitos em 2011 [com os rebeldes apoiados, armados e supridos pelos EUA e OTAN], várias cidades foram destruídas, como Sirte (terra natal de Khadafi) e Brega. Há ainda instituições públicas desfeitas e empresas privadas estrangeiras que deixaram o país devido à instabilidade e à ausência de segurança.

Desde o fim do ano passado, a Líbia é governada pelo “Conselho Nacional de Transição” (CNT), formado por forças de oposição e com o apoio da comunidade internacional. Não há data prevista para a realização de eleições presidenciais. A prioridade do CNT é a estabilização e a reorganização do país.

A morte de Khadafi encerrou longo período [de progresso, soberania e melhoria da qualidade de vida do povo] que alternou momentos de tensão e isolamento com a “comunidade internacional” [leia-se EUA e aliados].

Obama, Cameron e Sarkozy, a autodenominada “comunidade internacional”

Depois de 2003, Khadafi retomou as articulações para se reaproximar da “comunidade internacional”. Porém, o processo de desgaste do seu governo acentuou-se por protestos e manifestações na região.

EUA/OTAN: removendo o governo líbio em nome da “comunidade internacional”

Localizada no Norte da África, a Líbia viveu intensos conflitos entre manifestantes, que reivindicavam o fim do governo Khadafi, com as forças leais ao governo. Em meio aos conflitos, houve a intervenção da “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN). Manifestantes e integrantes das forças leais foram mortos. Os números [da mortandade] são incertos [e muito elevados].

A imprensa internacional não foi autorizada a entrar no país. Mas houve relatos de pistas e cidades bombardeadas [pelos EUA e OTAN], dificultando o acesso às pessoas e aos bairros. A cidade de Brega, localizada em uma das principais regiões produtoras de petróleo, foi atacada. Em meio aos confrontos, o então ministro dos Negócios Estrangeiros líbio Moussa Koussa fugiu para Londres, na Grã-Bretanha.

Resultado da ação da “comunidade internacional”

Em setembro de 2011, a “comunidade internacional”, reunida na 66ª Assembleia Geral da Organização das ações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, autorizou a participação do “Conselho Nacional de Transição” (CNT) nas sessões e a bandeira da oposição a Khadafi foi hasteada. O Brasil apoiou a participação da oposição nas discussões nas Nações Unidas.”

Retomada das exportações de petróleo e gás da Líbia, sob "nova administração"

FONTE: reportagem de Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil (edição de Graça Adjuto) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-04-19/entenda-situacao-na-libia) [Imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista