sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Contraponto 15.197 - "É mais do mesmo."



31/10/2014

É mais do mesmo

Do Facebook 31/10/2014

É mais do mesmo.

A república do Galeão, há 60 anos, preparou o golpe que Getúlio abortou ao suicidar-se. Tentaram com Café Filho. Derrotados na ridícula aventura do cruzador Tamandaré, conspiraram contra Juscelino e promoveram os levantes de Aragarças e Jacareacanga, com o objetivo de manter acesa a chama golpista. 

Sem sucesso, elegeram Jânio, presidente inviável por falta de apoio político, ocuparam os postos chaves, tentaram no episódio da renúncia e deram, afinal, o golpe, em 1964.

Passados 20 anos em que a luta política se travou em segredo, no âmbito das forças armadas, voltou-se à estaca zero, em novo patamar, com mortos e feridos.

Logo recomeçou a conspiração. Elegeram Collor, o Jânio II, e manobraram o vice ingênuo, Itamar, para por em posto chave um homem deles, FHC. Coube a este promover a maior liquidação de um patrimônio nacional desde o desmanche da União Soviética.


Não foi possível prosseguiria: foram derrotados nas urnas.

O país voltou a crescer, recuperou alguma autonomia e a conspiração recrudesceu: mar de lama, república sindicalista, mensalão, ameaça bolivariana, a permanente associação do "inimigo" à corrupção sistêmica.. A ordem é manter a tensão a qualquer preço, com qualquer pretexto.

Podem tirar o cavalo da chuva. Da UDN ao PSDB, o grupo é o mesmo e não vai desistir. Baterá no mesmo ponto esperando um momento de fraqueza para, de novo, tentar o golpe.



*Nilson Lage. Jornalista, nascido em 1936. Professor universitário (UFSC e UFRJ) aposentado compulsoriamente em 2006. Doutor em Linguística, com ênfase em semântica.

_______________________________

PITACO DO ContrapontoPIG 


Nilson Lage conta a história do golpismo no Brasil em poucas linhas .
________________________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista