.

20/02/2015

Os gregos da Alemanha: 12,5 milhões de alemães estão na pobreza


Tijolaço - 20 de fevereiro de 2015 | 16:15 Autor: Fernando Brito

A badalada “ilha de prosperidade” alemã em meio à Europa em crise parece não ser bem assim…
Como também não parece ser para todos a receita que tem funcionado bem para os bancos e indústrias germânicas.

Ou que o “não” que a Alemanha dá a Grécia não vá, nunca, ser necessário por lá, como aliás já foi no período pré- Segunda Gerra, quando a crise do país, agravada pelas exigências da “Tróica” de então, com o Tratado de Versalhes, afundou-os na miséria e adubou o nazismo.

Leiam esta insuspeita matéria da Deutsche Welle, a empresa semi-estatal de informação alemã, relatando os níveis recorde de pobreza atingidos no país:

Alemanha tem maior nível de pobreza desde a Reunificação


Cerca de 12,5 milhões de alemães, ou 15,5% da população, são considerados pobres, aponta estudo. Trata-se do pior índice registrado desde 1990. Situação é particularmente grave entre os aposentados.

Symbolbild Deutschland Armut

A pobreza e o abismo entre os estados ricos e pobres da Alemanha estão aumentando, alertou a Associação alemã do bem-estar Social (Paritätischer Wohlfahrtsverband) nesta quinta-feira (19/02). Em 2013, o índice de pobreza no país chegou a 15,5%, o que equivale a cerca de 12,5 milhões de pessoas.

“A pobreza nunca foi tão grande e a disparidade regional nunca foi tão profunda” afirmou Ulrich Schneider, diretor da associação, se referindo aos 25 anos que se passaram desde a Reunificação da Alemanha, em 1990.

A associação define como “pobres” as famílias que têm renda 60% menor do que a média do país. Em 2012, 15% da população estavam nessa faixa.

.