quinta-feira, 16 de junho de 2011

Contraponto 5569 - "Economia forte: Risco do Brasil já é menor que o dos EUA"

.
16/06/2011

Economia forte

Risco do Brasil já é menor que o dos EUA

Do Escrivinhador - publicada quarta-feira, 15/06/2011 às 18:04 e atualizada quinta-feira, 16/06/2011 às 10:59

por Rodrigo Vianna

Quando Obama veio ao Brasil, em março, fui a Brasília para cobrir a visita para a TV. E entrevistei o ministro da Fazenda Guido Mantega, pra falar sobre as relações Brasil-EUA. Mantega, naqueles dias, era vítima de uma dura campanha na velha imprensa: espalhara-se a “notícia” de que Mantega era um ministro “fraco”, e que a “fraqueza” da equipe econômica era a responsável pela volta “galopante” da inflação. Ao fim da entrevista, que era sobre Obama, perguntei ao ministro se ele sabia de onde vinha a campanha contra ele. Discreto, e educadíssimo, Mantega apenas sorriu.

Em Brasília, ninguém tinha dúvidas: a campanha contra Mantega vinha da Casa Civil, de Palocci.

Mantega e o BC seguraram a pressão dos “mercadistas” que pediam uma “paulada nos juros” no início de 2011. Preferiram subir os juros de forma mais moderada, e adotaram outras medidas pra segurar um pouco a economia. Fora da cartilha tradicional.

Palocci estava ao lado dos mercadistas. Juros altos interessam a bancos e a quem tem títulos da dívida pública: ou seja, interessam à turma a quem Palocci dá consultoria (formal ou informalmente). Derrubar Mantega permitiria, ainda, ter na Fazenda alguém mais próximo do paloccismo – seria uma vitória econômica e política. Um triunfo do ministro consultor.

Três meses depois, Palocci caiu. E a inflação está em queda, contrariando as previsões mais pessimistas.

E Mantega? Coube a ele noticiar um fato surpreendente: o risco de se investir no Brasil é hoje menor do que nos Estados Unidos!

O risco não caiu porque o Brasil “fez a lição de casa”, como pediam os Mailsons, Mirians e seus amigos consultores! O Brasil é hoje uma economia mais confiável do que a dos Estados Unidos porque, na crise em 2008, Mantega e Lula tiveram coragem de contrariar os mercadistas e – em vez de “cortar na prórpia carne, como pediam os “consultores” e “colunistas” – botaram o pé no acelerador.(Grifo do Contraponto PIG)

Ninguém inventou a roda. Foi uma opção política. Adotada desde Roosevelt, nos anos 30.

A gestão da economia, no governo Dilma, é uma área em que o conservadorismo não avançou.

===

RISCO DO BRASIL É MENOR QUE DOS EUA, DIZ MANTEGA

Do R7

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (15) que, pela primeira vez na história, o risco do Brasil é menor que o dos Estados Unidos. Ele se referia ao risco medido pelo “swap de default de crédito” (CDS, na sigla em inglês), que representa o custo de proteção contra o não pagamento da dívida pública. É uma espécie de seguro.

Em entrevista no Palácio do Planalto, Mantega disse que a notícia mostra “a solidez da economia brasileira e a confiança que temos do mercado”.

Esse termo com nome complicado nada mais é que um seguro que um investidor contrata na hora de aplicar dinheiro em outro país. Se houver uma pane na economia desse determinado país, a empresa que fez o CDS paga o que o investidor aplicou.

- Quem tem medo do não cumprimento de pagamentos faz um seguro.

Na última terça-feira (14), o CDS do Brasil recuou a 42 pontos base no prazo de um ano, contra o custo de 49 pontos base para proteção da dívida dos EUA em um prazo equivalente.

Mantega disse que o governo está “muito feliz” com essa classificação sobre o custo para garantir proteção contra eventual calote da dívida brasileira.

Leia outros textos de Força da Grana

.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista