sábado, 25 de junho de 2011

Contraponto 5612 - "Depois da Grécia, Itália?"

.
25/06/2011
Depois da Grécia, Itália?



Do Tijolaço - 24/06/2011

Encaminhado o arrocho econômico na Grécia – o que não é nenhuma garantia, ao contrário, de solução para os problemas econômicos do país – começam a surgir os sinais de que a Itália pode ser a próxima vítima da crise econômica europeia, que se arrasta desde o fim de 2008.

A notícia de que a agência classificadora de risco Moody’s colocou em revisão, para baixo, os títulos de 16 bancos italianos explodiram na bolsa de valores daquele país, provocando acentuadas quedas na cotação das ações do sistema bancário, o que chegou até a provocar a interrupção dos negócios.

A Itália é o país mais exposto, com uma dívida de cerca de 120% de seu Produto Interno Bruto.

A Agência Reuters dá a seguinte manchete, agora à noitinha: “Wall Street afunda com a miséria da dívida europeia“. No final do pregão, a perda que chegou a 1%, ficou na metade disso.

.

A revista The Economist publica o gráfico que reproduzo aqui no post, mostrando o nível de exposição dos bancos ao risco grego e ao dos próximos candidatos à bancarrota: Portugal, Irlanda, Itália e Espanha.

Você pode ver que são alemãs e francesas as instituições mais expostas e vem daí as pressões de seus governos para que “o setor privado” (leia-se: os bancos) participem do pacote de socorro aos gregos.

Até domingo, os bancos alemães têm prazo para dizer “sim” (não podem dar outra resposta) ao governo e participar do pacote de ajuda. Mas eles querem saber, primeiro, se os bancos de outras nacionalidades vão entrar.

Sozinhos, estão fora.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista