terça-feira, 20 de novembro de 2012

Contraponto 9792 - "Energia elétrica cara, o novo alvo de Dilma"

 .
20/11/2012

 

Energia elétrica cara, o novo alvo de Dilma



Energia elétrica

Do Vermelho - 20/11/2-12

Depois de abrir fogo contra os juros altos dos bancos e dos cartões de crédito, Dilma encara as concessionárias de energia, numa disputa ainda mais delicada; ações das empresas derretem, mas o governo quer reduzir as tarifas para consumidores residenciais e industriais

O governo de Dilma Rousseff ficará marcado pelas guerras abertas contra o que prejudica, de alguma forma, a população e o crescimento do País. O primeiro passo foi atacar os juros reais da economia. Resultado: em outubro, a taxa básica de juros (Selic) bateu o quarto recorde consecutivo de baixa, chegando a 7,25%, menor nível da série histórica iniciada em 1986 pelo Banco Central.

Os próximos inimigos enfrentados com determinação pela presidente foram os spreads dos bancos, públicos e privados, e em seguida os juros dos cartões de crédito, pelos quais anunciou "não descansar" enquanto as administradoras não os reduzissem. Hoje, Dilma avança na cruzada pela redução do chamado Custo Brasil e abre fogo contra a tarifa de energia elétrica, insumo indispensável no dia a dia do cidadão.

A promessa para diminuir a conta de luz de consumidores e empresas no próximo ano foi feita em setembro pela própria presidente, em rede nacional, e será colocada em prática por meio da Medida Provisória 579. Para que a promessa seja cumprida já a partir de janeiro, portanto, o governo federal tem de encarar com persistência as empresas do setor, que afirmam ter perdas com a medida, e conseguir com rapidez a aprovação da MP no Congresso Nacional.

Queda na bolsa

As ações na bolsa e o valor de mercado da Eletrobras têm sofrido quedas constantes. Como lembra Miriam Leitão em artigo publicado nesta terça-feira (20), em O Globo, em defesa das concessionárias de energia elétrica, a Eletrobrás "já não vinha tendo bons resultados operacionais, mas o que realmente azedou a relação com os investidores foi a MP 579 que, para reduzir o valor da conta de luz de consumidores e empresas, mexe com a rentabilidade das companhias do setor elétrico".

A colunista traz à tona alguns números que ilustram o humor dos investidores do principal grupo de energia do País e sua situação no mercado: as ações da Eletrobras caíram 12% na sexta-feira (16) e 15% nesta segunda-feira (19). Em todo o mês, a queda foi de 40% e, no ano, de 60%. "No início do ano, o valor de mercado da Eletrobras era de R$ 26 bilhões. Ontem, fechou em R$ 11,3 bilhões", informa o artigo.

Lobby contra Dilma

Na opinião do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, existe uma atuação conjunta da mídia e da oposição a favor das concessionárias de energia elétrica e contra o plano de Dilma pela redução das tarifas de energia. "A cada dia fica mais evidente que as empresas concessionárias de energia elétrica estão mesmo dispostas a mover uma guerra ao governo contra o valor das indenizações das usinas e contra a baixa da tarifa determinada pelo governo Dilma Rousseff", escreveu Dirceu, em artigo publicado em seu blog nesta segunda-feira.

"Nestes pleitos as elétricas contam com inteiro e solidário apoio da imprensa que dá em manchetes que os investimentos no setor estão ameaçados", continua o ex-ministro. José Dirceu dá como exemplo editorial do jornal O Estado de S.Paulo do último sábado (17), intitulado "Escuridão na política energética". Ele também citou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que "muito discretamente", agirá para que a MP não seja aprovada. O "pretexto", segundo o artigo, seria o prejuízo a ser sofrido pela estatal mineira CEMIG diante da ação do governo.

Com informações do portal 247


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista