domingo, 23 de dezembro de 2012

Contraponto 10.076 - "Requião: Barbosa ia prender. Tem golpismo, sim !"


 .

23/12/2012

Requião: Barbosa ia prender.
Tem golpismo, sim !


 Do Conversa Aiada - Publicado em 23/12/2012


 Como é que pode o plenário querer votar na segunda-feira e o tema voltar dois dias depois? Foi uma manobra espúria do Gurgel.





Amigo navegante envia de presente de Natal trechos de declarações recentes do senador Roberto Requião:

É evidente que o julgamento (do mensalão) tem um caráter ideológico. Isso ficou claro nas declarações do Celso de Mello e do meu amigo Marco Aurélio, que andou até elogiando a ditadura militar.

Não existe vácuo de poder. Como o Congresso não exerce o seu papel, o Judiciário avança.

Veja o caso do Fux, que decidiu que o Senado não pode inverter a ordem dos vetos. Se essa lógica valesse para o STF, não poderiam inverter os mensalões. Teriam que começar com o mensalão mineiro, dos tucanos.

E se a Justiça funcionasse no Brasil, nem teria havido o mensalão petista. Os operadores teriam sido presos antes. O mensalão tucano era de 1998. O Lula chegou ao poder em 2002 e o escândalo é de 2005.

E o que o Fux fez foi travar o Congresso inteiro. Hoje, o Judiciário tutela o Legislativo.

A Constituição é claríssima. ( O Fux) trancou tudo. Vão votar o orçamento depois do Natal, mas nem isso deveria acontecer depois da liminar do Fux.

A vontade do Barbosa era prender, mas se fizesse isso seria expulso do STF pelo plenário ou pelo Congresso.

Como é que pode o plenário querer votar na segunda-feira e o tema voltar dois dias depois?

Foi uma manobra espúria, feita pelo procurador-geral Roberto Gurgel. A meu ver, ele deveria ser convocado para se explicar e essas convocações são coisas corriqueiras, da democracia.

O problema é que o Congresso não se levanta contra nada. Não estamos conseguindo votar nem o direito de resposta. Todos têm rabo preso, são acovardados.

Lá em Honduras, alguns ministros da suprema corte foram cassados e eu soube que o Joaquim Barbosa fez um pedido de explicações para entender como foi isso.

A gente nunca acha que é possível até o dia em que acontece. Aconteceu no Paraguai e em Honduras. O Brasil é diferente? É. É bem mais forte. Mas que existe um golpismo, existe.

A mídia defende, em linhas gerais, uma ideologia privatista. O moralismo é de ocasião, não por princípios. São moralistas apenas quando o moralismo atende a seus interesses. Eu era um alvo permanente porque cortei as verbas publicitárias. Mas hoje existe a internet.


Artigos Relacionados

Um comentário :

  1. BELA AVALIAÇÃO DO REQUIÃO! PARECE ATÉ UM PETISTA DOS VELHOS TEMPOS! OS NOSSOS PARLAMENTARES PETISTAS ESTÃO ACOVARDADOS, MORREM DE MÊDO DA IMPRENSA GOLPISTA. SOBRARAM POUQUÍSSIMOS QUE AINDA REPRESENTAM OS GUERREIROS DE ANTIGAMENTE.ASSISTO DIÁRIAMENTE A TV SENADO E A TV CÂMARA, E NÃO VEJO UM PETISTA COM PEITO PARA PARTIR PARA CIMA DA IMPRENSA!

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista