sexta-feira, 19 de junho de 2015

Contraponto 17.033 - "Dilma anuncia agenda do futuro. Moro não para o Brasil"

.

19/06/2015


Dilma anuncia agenda do futuro. Moro não para o Brasil


Alemães investem 500 milhões de euros na Bahia. Que horror, Urubóloga!


Conversa Afiada - 19/06/2015




No Blog do Planalto:

Complexo de Camaçari eleva Brasil a exportador de produtos essenciais à indústria química


A presidenta Dilma Rousseff saudou a inauguração do complexo acrílico da Basf em Camaçari (BA), nesta sexta-feira (19), o maior na área petroquímica do hemisfério Sul. Destacou que a produção de ácido acrílico e de polímeros superabsorventes, inédita no Brasil e na América do Sul, preenche uma lacuna na cadeia petroquímica brasileira, o que permitirá agregar um importante valor e competitividade a este segmento industrial.

Com esse investimento, novas plantas industriais virão para Camaçari, para se beneficiar dos insumos que serão produzidos neste complexo, disse. E o Brasil passará da condição de importador para exportador de matérias-primas essenciais para a indústria química, com impactos importantes sobre a balança comercial e sobre a economia brasileiras.

“Tudo isso pode ser traduzido no resultado que mais nos interessa: mais emprego e renda para os baianos e mais desenvolvimento para o Brasil. Por isso é muito gratificante estar aqui, inaugurando uma das maiores e mais modernas plantas de produção acrílica do mundo”.

A presidenta lembrou a importância da indústria petroquímica para o emprego e a renda no País, citando, como exemplo, o próprio Polo de Camaçari, criado há 37 anos.

“Em 29 de junho, Camaçari, passou a figurar no mapa do Brasil como sede do primeiro complexo petroquímico planejado do País, gerando uma grande quantidade empresas a este local. Portanto, de 37 anos para cá, dezenas de empresas de diferentes setores, de áreas mais diversas se instalaram nesse polo e aqui criaram oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil. Industrializando uma região do País que temos a obrigação e o empenho de industrializar”, enfatizou.

(…)


Fábrica de 500 milhões de euros na Bahia mostra qualidade da parceria Brasil-Alemanha


O investimento feito pela empresa alemã Basf, no complexo acrílico instalado nesta sexta-feira (19), em Camaçari (BA), soma 500 milhões de euros. Sem dúvida, disse a presidente Dilma Rousseff ao inaugurar a fábrica, “é uma quantia bastante significativa e, é certamente, é uma das razões para gente comemorar”.

E que essa parceria de longa duração faz todo sentido dentro do quadro de relações que se desenha entre o Brasil e a Alemanha. “Eu terei a honra de receber, em agosto, [a visita] da chanceler Angela Merkel. E tenho certeza de que essa será reunião que vai dar base às parcerias e um aprofundamento ainda maior com a Alemanha.”

E uma parceria com a Alemanha será sempre na área de investimentos, de comércio e, sobretudo, uma parceria com a qualidade industrial que caracteriza a manufatura alemã, acrescentou.

Impactos positivos

A presidenta Dilma Rousseff enfatizou ainda que a importância do complexo acrílico de Camaçari vai além da quantidade de euros do investimento. “Sobretudo, é uma indústria que se incorpora à essa região do mundo sendo a primeira do hemisfério, inédita em toda América Latina. E, agora, presente no Brasil. Dando consistência à cadeia de petróleo, à cadeia de petroquímicos, à cadeia de polímeros do País. Isso vai permitir também que nós tenhamos uma vantagem em relação às questões relativas à balança comercial brasileira”.

Além disso, os insumos básicos que serão fabricados na Bahia para a indústria do País, como ácido acrílico e polímeros para absorventes, serão utilizados em produtos que colaboram para o maior conforto da população, como as fraldas para crianças e tintas fabricadas pelas empresas para “colorirem ainda mais nosso país”, comentou.



Veja outros trechos do discurso da Presidenta:


É fantástica a quantidade de empresas que estão presentes nesse polo

Industrializando uma região do país que temos a obrigação e o empenho em industrializar

O tamanho do investimento feito, mais de 500 milhões de euros, é uma quantia significativa

Sem sombra de dúvida, uma planta como essa da Basf tem outro poder: ela atrai novas plantas industriais

O Brasil passará da condição de importador para exportador de matérias-primas essenciais para a indústria química

Não custa repetir e insistir que a população se beneficia com a geração de emprego e de renda

Terei a honra de receber em agosto a chanceler Angela Merkel para estreitar a parceria com a Alemanha



Ajuste econômico:

Os ajustes são para equilibrar as contas públicas e quanto mais rápido eles ocorrerem melhor, pois não queremos que nada interrompa o processo de desenvolvimento do país

O ajuste é feito para fornecer elementos para que a gente possa expandir e voltar a crescer aceleradamente, fortalecendo as bases do crescimento do Brasil.

Corrigindo e olhando para o crescimento econômico.

Futuro:

O programa de Logística, no curto prazo, vai permitir  melhorar a infraestrutura do país. Investimento em infraestrutura amadurece de forma mais lenta.
Lançamos também o Plano Agrícola  e Pecuário, aumentando em 20% os recursos, e lançaremos o Plano Safra da Agricultura Familiar, que vai aumentar os recursos.
Outro plano que será lançado nos próximos dias é o Plano Nacional de Exportação, que vai ajudar a melhorar, ainda mais, as nossas exportações, que hoje são beneficiadas pelo fator dólar.

Vamos lançar no segundo semestre o Minha Casa Minha Vida 3.

Vamos agregar mais 3 milhões de casas. No fim de 2018, teremos construido mais de 6 milhões de moradias. É importante para a construção civil, para a família brasileira e fundamental para a qualidade de vida da população brasileira.
Essas são algumas iniciativas da agenda de futuro que estamos construindo



Ouça a íntegra do discurso da Presidenta:


e


Leia também:


Viu a Fiat com o Jeep? Não, o PiG não viu!

Moro prende dono da maior empreiteira do Brasil

Moro e as prisões sempre às sextas-feiras




"A relevância deste projeto vai além do investimento"
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista