domingo, 24 de abril de 2016

Nº 19.204 - "Temer: Acertar em cheio contra quem?"

.
24/04/2016



Temer: Acertar em cheio contra quem?

 

Brasil 247 - 23 de Abril de 2016

.

Marcelo Camargo/Agência Brasil: <p>Brasília - O vice-presidente da República, Michel Temer, durante entrevista coletiva no Palácio Itamaraty (Marcelo Camargo/Agência Brasil)</p>

 

Tereza Cruvinel 

 

“Tenho que acertar em cheio”, teria dito Michel Temer sobre seu desafio na economia, caso assuma a Presidência, conta o colunista Ilimar Franco em O Globo. Esta frase lembra muito outra. “Vou liquidar o tigre da inflação com uma única bala”. Quem disse foi Fernando Collor ao apresentar o malfadado plano que levou seu nome e deu no que deu: confisco da poupança e dos depósitos bancários, recessão,  desemprego e desnacionalização da economia.

Depois de algumas recusas, Temer teria fechado com Henrique Meirelles para a Fazenda, informa este 247.  No dia em que o Senado aprovar o afastamento de Dilma, o virtual presidente planeja anunciar toda a equipe econômica. Não importa quem vai acionar o gatilho, o alvo já está claro: os trabalhadores e  os direitos sociais e trabalhistas. As prioridades que ele tem enunciado nas conversas que tem tido não deixam dúvidas mas convém traduzir alguma delas, proferidas com o hermetismo com que as notícias ruins são embaladas. Algumas:
  1. Permitir que as convenções coletivas prevaleçam sobre as normais legais. Isso significa na prática o seguinte. Na hora do acordo anual com os sindicatos, os patrões endurecem e impõem aos empregados a renúncia a alguns direitos. Horas extras serão pagas com 10% e não 50% de adicional, por exemplo. E assim por diante. Diante do risco de demissões, algumas categorias podem se vergar. Ou então, tome greves.
  2. Acabar com as vinculações constitucionais dos gastos com Saúde e Educação. Na prática, o governo dele  tentará suprimir as metas de gasto mínimo do governo já garantidas com estas duas áreas cruciais, como os 10% do PIB com Educação e  os atuais 13,2% das receitas correntes com Saúde. Dá para imaginar o que vai acontecer com a prestação destes dois serviços essenciais pelo Estado brasileiro. Se já não são bons, irão ao caos.
  3.  Fim de todas as indexações seja para salários, benefícios previdenciários e outros encargos federais. O primeiro benefício a ser atingido por esta medida será o salário-mínimo, que segundo a política atual implantada por Lula, tem tido ganhos reais graças à correção que leva em conta a inflação mais o percentual de crescimento do PIB do ano anterior. Na esteira do arrocho ao salário-mínimo virão as perdas dos aposentados e do valor de benefícios como PIS/Pasep e outros.
  4. Ampliar a idade mínima para aposentadorias. Já sabemos. Ele quer acabar com a regra 85/95, renegociada por Dilma com o Congresso depois de uma pauta-bomba. A idade mínima para as mulheres subiria dos atuais 60 para 64 anos e a dos homens de 65 para 69.
  5. Política de desenvolvimento centrada na iniciativa privada com novas privatizações se necessário. Este filme é conhecido. Entre os endereços, a Petrobrás e o pré-sal.
  6.  Limitar as despesas de custeio num percentual inferior ao crescimento do PIB. Como estamos em recessão, o gasto pública sofreria um arrocho brutal, não combinando com a promessa de manter e até de ampliar o valor dos benefícios das políticas de transferência de renda, como Bolsa Família e outros.
 Tem mais, muito mais, mas estes pontos já constituem um aperitivo assustador. O que Temer não parece levar em conta, quando fala em “acertar em cheio”, é a resistência dos movimentos sindicais e sociais a esta agenda de retrocessos.

Na segunda-feira, depois de estarem com Dilma, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo vão ao Senado. Através do senador petista Jorge Viana já marcaram um encontro com Renan Calheiros e vão se avistar com outros senadores, tanto da comissão do impeachment como do grupo que está propondo eleições diretas em outubro.

Vão se posicionar contra o golpe e avisar que no eventual governo Temer vai ter luta. 
Alguém vai ter que ser capaz de unificar o pais, disse Temer em sua primeira demonstração de que cobiçava o cargo de Dilma e iria conspirar para conquista-lo. Mas com esta agenda, vai ser difícil qualquer unificação.


Tereza Cruvinel. Colunista do 247, Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País
.
 ____________________________
 PITACO DO ContrapontoPIG 
.
Um governo de Temer seria ainda mais funesto ao povo brasileiro do que o de FHC.
.
Milhares e milhares do coxinhas que hoje berram nas redes sociais e que vão a rua pedir o "Fora Dilma" se arrependeriam  amargamente com a concretização do impeachment da presidenta e a consequente ascensão da plutocracia ao poder.

Toda razão ao Noam Chomsky: "O propósito da mídia não é de informar o que acontece... mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante."
 
NOAN E A IMPRENSA (2)
.__________________________________
 .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista