quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Nº 20.168 - "Após discurso de secundarista, Richa perde maioria no Legislativo"


Jornal GGN - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), sofreu derrota na Assembléia Legislativa, após a secundarista Ana Júlia, de 16 anos, dar uma aula de direitos e cidadania para os deputados estaduais. O emocionante relato em defesa das ocupações nas escolas da rede pública estadual fez com que os parlamentares derrubassem três vetos do mandatário tucano.
.
Ao defender a legitimidade das ocupações, de acordo com a legislação brasileira, a jovem estudante fez também duras críticas ao projeto da “escola sem partido”, da reforma no ensino médio e da PEC 241, que impõe limite aos gastos públicos, interferindo na saúde e educação.
.
Segundo Ana Júlia, o projeto Escola Sem Partido "nos humilha" e a PEC 241 "é uma afronta" à Constituição de 1988. "A nossa única bandeira é a educação", completou a secundarista.



Após o discurso da estudante de 16 anos do Colégio Estadual Senador Alencar Guimarães e a grande repercussão que dominou as redes sociais, levou a adesão de mais 14 deputados estaduais, incluindo as bancadas do PSC e do PSD, aos 18 parlamentares oposicionistas, gerando 32 das 54 cadeiras da Assembleia contra propostas de Richa.
O blogueiro Esmael Morais aponta que esta pode ser uma reviravolta no apoio ao tucano no Legislativo do Estado.
O governador Beto Richa (PSDB) teve três vetos derrubados esta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná, fechada ontem (26) com o histórico pronunciamento da estudante Ana Júlia, de 16 anos, que deu uma aula de cidadania e democracia ao explicar para os deputados os motivos das ocupações nas escolas da rede pública estadual.

Fato é que o tucano perdeu a maioria no legislativo estadual, pois as bancadas do PSC e PSD — leia-se Ratinho Junior –, que contam com 14 votos, se somaram aos 18 parlamentares oposicionistas. Com isso formaram maioria com 32 das 54 cadeiras.

As matérias vetadas em si não vem ao caso, pois relevante é que esta reviravolta na Assembleia pode favorecer muito professores — da educação básica e universitária — e demais servidores em breve há 10 dias.

Richa quer que os deputados votem a Mensagem 403 para revogar a data-base de janeiro de 2017, isto é, quer oficializar o calote na reposição inflacionária dos servidores públicos do Paraná. No entanto, parece que o tucano não tem mais força em plenário — por isso agora blefa com bravatas tipo “prendo e arrebento”.

Aparentemente, não há saídas para o governador do PSDB. Está isolado em todos os frontspossíveis da política. As ocupações de escolas e universidades, bem como as greves das categorias do funcionalismo, já lhe consumia as energias. Agora, para agravar, a Assembleia também lhe vira as costas.

Para fechar o repolho, se o candidato de Richa em Curitiba, Rafael Greca (PMN), perder eleição no domingo (30), muito provavelmente, os deputados não lhe darão nem bom dia. É a ingratidão da política.

É esperar e conferir.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista