quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Contraponto 749 - Pré-sal: alta produtividade dos reservatórios


19/11/2009
Petrobras: novos testes comprovam alta produtividade
dos reservatórios do pré-sal

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras distribuiu nota oficial na noite de ontem (18) anunciando a conclusão dos dois testes de formação na área de avaliação do poço de de Tupi, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, informalmente denominado de Iracema, no qual constatou “alta produtividade dos reservatórios carbonáticos do pré-sal”.

Segundo a Petrobras, em cada um dos dois testes realizados foi medida a vazão da ordem de 5.500 barris por dia de óleo leve (cerca de 32 graus API – quanto mais elevado o grau mais leve e melhor é a qualidade do óleo), limitada à capacidade dos equipamentos usados na fase de teste.

“A produção inicial do poço esta sendo estimada em até 50.000 barris de óleo por dia, o que comprova a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi” informa a empresa.

As informações da Petrobras indicam que o poço testado, cuja perfuração havia terminado em setembro de 2009, localiza-se em área de avaliação no bloco BM-S-11, em uma profundidade de água de 2.210 metros, a cerca de 250 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 33 quilômetros a Noroeste do poço de Tupi.

Atualmente o poço de Tupi está em em fase de Teste de Longa Duração (TLD), com uma produção diária de cerca de 15 mil barris dia, mas final do próximo ano entrará em produção com um projeto piloto e extração inicial de 100 mil barris de petróleo por dia.

“O consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010”, informa a nota.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista