segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contraponto 2859 - "Minha Casa, Minha Vida pode superar meta já"

.
26/07/2010
Minha Casa, Minha Vida pode superar meta já

Blog do Zé Dirceu - Publicado em 26-Jul-2010

Tudo indica que a meta de 1 milhão de casas...

ImageTudo indica que a meta de 1 milhão de casas e apartamentos da primeira fase do Minha Casa Minha Vida será antecipada e concluída bem antes da data prevista. Depois de lançado, o programa foi redimensionado e numa segunda fase poderá dentro de mais alguns anos construir outro milhão de moradias populares.

Levantamento publicado hoje pelo jornal Valor Econômico mostra que oito Estados (GO, RS, MT, BA, AC, MA, PI e RN) já superaram as metas de contratação de construção de moradias do programa para as famílias com renda de até 3 salários mínimos. Outros cinco Estados (MS, PR, MG, RR e SC) vão no mesmo caminho e estão próximos de alcançá-las. Nessa faixa de renda mais baixa é onde o programa registra melhor desempenho.

Saia justa para as redações

As editorias de economia, ao mesmo tempo em que, pela rotina do dia-a-dia, não têm como se sujeitar à opção eleitoral dos veículos de comunicação na disputa presidencial, são obrigadas pelo próprio mercado a noticiar os fatos. Daí as notícias que se lê nos últimos tempos sobre um novo “boom” imobiliário, sem registrar que ele, em grande parte, decorre do deslanche proporcionado pelo Minha Casa Minha Vida.

Sem conseguir fugir do significado político desse "boom", noticiam a necessidade urgente de expansão de recursos para financiamento de habitação popular, setor alavancado pelo programa, mas sem mencioná-lo.

A Caixa Econômica Federal (CEF) por exemplo, quebrou sucessivos recordes em sua carteira habitacional - 95% de crescimento no 1º semestre de 2010 em relação a igual período de 2009. Isso a levou a admitir a exaustão de suas fontes de financiamento via FGTS e poupança e a informar que busca alternativas. Obrigada em um ou outro caso, a mídia deixa passar e registra, vez ou outra, que a meta de 1 milhão de contratos do Minha Casa Minha vida será superada até o final deste ano.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista