quarta-feira, 29 de junho de 2011

Contraponto 5638 - "Mercosul quer Bolívia e Equador, diz Patriota"

.
29/06/2011

Mercosul quer Bolívia e Equador, diz Patriota

Do Amigos do Brasil - Terça-feira 28, junho 2011

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o Mercosul pretende convidar a Bolívia e o Equador a ingressar no bloco.

“Existe um sentimento de que talvez tenha chegado o momento para uma aproximação maior com potenciais candidatos a membros plenos do Mercosul, e dois países surgiram no radar: Bolívia e Equador”, disse o ministro, em entrevista coletiva, na capital paraguaia, onde particiá da 41ª Cúpula do Mercosul.

Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela já são Estados associados do Mercosul. A Venezuela depende apenas do aval do Congresso paraguaio para ingressar no bloco como membro pleno.

Uma delegação do Mercosul deve visitar em breve a Bolívia e o Equador para discutir a viabilidade do ingresso de ambos. Os dois países manifestaram interesse em pertencer ao bloco.

A presidente Dilma Rousseff chega em Assunção na noite desta terça-feira para cúpula do Mercosul.

Ele aproveitará para fazer uma reunião bilateral com o governo do Paraguai, quando assinará atos de cooperação nas áreas de segurança, pesca e de televisão digital.

É o primeiro encontro de Dilma com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, após o Brasil aprovar o aumento nos valores pagos ao Paraguai pelo uso da energia da usina hidrelétrica de Itaipu. (Com informações da BBC Brasil)

Um comentário :

  1. É uma vergonha como meia dúzia de políticos da extrema direita radical do Paraguai tenta impedir a integração do nosso continente sul americano. Interesses menores desses políticos do Congresso Paraguai está afetando toda a população venezuelana. Os venezuelanos elegeram Chaves e não podem pagar pelo regime implantado na Venezuela, o da reeleição. Se Chaves fosse um ditador seria expulso da OEA, da ONU e de organizações democráticas internacionais. Argentina, Brasil e Uruguai já aprovaram em seus Congressos, e o Paraguai faz chantagem para aprovar a Venezuela. O povo venezuelano é quem está sendo penalizado. Como sempre o Paraguai é a ovelha negra, o que tem a oferecer ao Mercosul, nada, nem saída para o mar eles tem.Na última cúpula das Américas, em Cartagena, Obama e Hillary Clinton, não fizeram nenhuma objeção quanto a participação da Venezuela nesta reunião, apenas barraram Cuba. Portanto a Venezuela é reconhecida pelos Estados Unidos como um país de eleições democráticas. É o que fez Lula indicando sua sua sucesso e o povo elegeu Dilma. Já o Paraguai que tem telhado de vidro quer dar uma de politicamente correto. Se não querem a Venezuela, pois que deixem o Mercosul, teremos muito mais a ganhar com a Venezuela com seus barris de petróleo e um dos mais ricos países da América Latina. O Mercosul sairá fortalecido com a Venezuela.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista