quinta-feira, 2 de junho de 2011

Contraponto Contraponto 5470 - Licença para fazer guerra

.
02/06/2011
EUA vêem ciberataque como "ato de guerra"


Do Tijolaço - 01/06/2011

Brizola Neto

Saiu ontem no Wall Street Journal uma reportagem com a revelação de que um documento secreto do Pentágono define um ciberataque como um ato de guerra, passível de ser respondido com o uso de forças bélicas.

Segundo o jornal, uma primeira tentativa americana de lidar militarmente “com um mundo em mudança em que um hacker poderia representar uma ameaça tão significativa para reatores nucleares dos EUA, metrôs ou condutas militarmente hostis”.

O WSJ diz que o plano “é um aviso aos adversários em potencial das consequências de atacar os EUA” por esses meios. Se você desligar a nossa rede de energia, talvez a gente enfie um míssil através de uma de suas chaminés, disse um oficial militar citado pelo jornal.

Uma idéia que está ganhando força no Pentágono é a noção de equivalência“. Se um ataque cibernético produz a morte, danos, destruição ou rompimento de alto nível como um ataque militar tradicional faria, então ele seria um candidato a um “uso da força“, conta, que poderá justificar a retaliação“, publica o jornal.

________________________

PITACO DO ContrapntoPIG

Vai ficar fácil agora. É só simular "ciberataques" quando for conveniente aos EUA que terão, na prática, uma licença para fazer as guerras do seu interesse.

________________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista