domingo, 23 de outubro de 2011

Contraponto 6576 - "Arde a Fogueira no Vespeiro"

.
23/10/2011
Arde a Fogueira no Vespeiro


Do Blog DoLaDoDeLá - 23/10/2011


Por Marco Aurélio Mello*

Um passarinho azul pousou lá na janela de casa e disse que o desfecho dessa crise envolvendo a CBF, a FIFA, a Copa do Mundo, o Governo Dilma e o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, deve terminar assim:



1. As investigações sobre Teixeira e seus negócios serão descontinuadas pelo Governo, caso ele aceite sair de mansinho dos holofotes. Ninguém está querendo que o presidente da CBF deixe de faturar a parte dele. Afinal, são negócios antigos, que envolvem muitos parceiros, entre eles a GEO Eventos (aqui), e não daria tempo de trocá-los até a Copa;

2. A iniciativa de Joseph Blatter, presidente da Fifa, de divulgar o dossiê sobre o caso ISL em dezembro (aqui), depois de passar pela mão de um comitê independente, deve por uma pá de cal nas pretensões políticas de Ricardo Teixeira no organismo internacional. O cuidado agora é com os parceiros do presidente da CBF, entre eles, a TV Globo, que figura como parte nas investigações de pagamento de propina enviada para paraíso fiscal (aqui).

3. Assim que a fervura abaixasse, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, entregaria sua carta de demissão à presidente Dilma e abriria caminho para um novo interlocutor com Comitê Organizador da Copa e a CBF, interlocutor oriundo dos quadros do mesmo PCdoB, preferencialmente. A questão é não queimar, nem a imagem do ministro, que deixaria o Governo, não porque foi demitido, mas porque quis sair, nem do partido, parceiro histórico e importante peça no tabuleiro político do PT.

4. Mas adianto, nada disso aplacará a fúria da oposição, ou seja, da chamada grande imprensa que, convenhamos, de grande não tem nada. Trata-se de uma costura política intrincada, cada vez mais difícil de ser feita, depois que o Partido dos Trabalhadores perdeu um seus principais interlocutores com o Partido da Imprensa Golpita, o PIG, Antonio Palocci. Se eu fosse a Dilma chamava o ministro Paulo Bernardo às falas.

*Marco Aurélio Mello. Jornalista formado pela Metodista de SBC. Aluno convidado do curso de Comunicação de Massa e Sociedade Moderna da Universidade de La Crosse, Wisconsin, USA. Bolsista do 1º Curso de formação de Governantes da Fundação Escola de Governo. Há mais de 20 no ar.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista