segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Contraponto 6866 - Metrô de Fortaleza

.
28/11/2011

Metrô linha leste no trilho certo

Do Jornal O Povo (CE) 28/11/2011


Inácio Arruda - Senador (PCdoB)

inacioarruda@senador.gov.br

Com a participação do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, foram garantidos recursos necessários na ordem R$ 3,34 bilhões para a construção da Linha Leste do Metrofor. Trata-se da maior obra de metrô posta em execução no Brasil nos próximos três anos. É uma grande vitória de povo.

A Linha Leste ligará o Centro da cidade ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz. Serão 12 estações em 12,4 quilômetros de extensão, todos subterrâneos, passando pela Praça da Sé, avenida Santos Dumont, Papicu, Hospital Geral de Fortaleza e Cidade 2000. A nova linha será integrada às linhas Sul e Oeste, à rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana e ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe.

Na região Leste estão presentes atividades de comércio, serviços, lazer e turismo. Quase a metade da mão de obra do setor terciário da capital será beneficiada por um transporte moderno, eficaz e rápido. A Linha Leste irá favorecer, diretamente, 400 mil pessoas. Todo o sistema atenderá a 1 milhão de usuários.

A política de mobilidade urbana, orientada pelo Estatuto da Cidade, é essencial para garantir o acesso da população aos serviços e o desenvolvimento sustentável. O transporte público é fundamental para evitar o caos urbano. Segundo o Detran, em junho, já transitavam em Fortaleza mais de 772 mil veículos, e prevê-se quase 1 milhão e 100 mil circulando até 2014, ano da Copa.

Morosidade nos deslocamentos, engarrafamentos, acidentes, disputas por espaços nas vias e por vagas para estacionar, poluição atmosférica e sonora, pessoas estressadas e irritadas, altíssimos custos financeiros e sociais... O transporte público eficiente e acessível à população é o antídoto certo para esses males que a aglomeração e crescimento desordenado das cidades ocasionam. É o caminho que devemos trilhar, com planejamento e gestão adequadas para colocar Fortaleza a altura dos desafios das grandes metrópoles.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista