sexta-feira, 22 de março de 2013

Contraponto 10.718 - "Dilma tem potencial de votos de 76%, diz Ibope"

247 - Se a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira indicou crescimento da presidente Dilma Rousseff na cotação para a sucessão presidencial de 2014, levantamento realizado pelo Ibope em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo indica quadro ainda mais animador para a petista. Segundo a pesquisa Ibope,  Dilma tem 76% de potencial de voto no País. Desses, 52% dizem que votariam nela com certeza, enquanto outros 24% dizem que poderiam votar.

O potencial da presidente é quase o dobro do de sua adversária mais próxima, a ex-senadora Marina Silva, que chegou a 40%. Já o potencial do senador Aécio Neves (PSDB) é três vezes menor que o de Dilma, e o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), sete vezes menor.

Como 20% dos eleitores disseram que não votariam na presidente de jeito nenhum, seu saldo ficou em 56% -- o único positivo entre os presidenciáveis. Nesse cálculo, Marina Silva fica zerada, pois 10% dizem que votariam nela com certeza  e 30% que poderiam votar, enquanto outros 40% afirmam que não votariam na ex-senadora de jeito nenhu

Já Aécio Neves poderia receber votos de um total de 25% dos eleitores entrevistrados, contra 36% que rejeitam seu nome. Eduardo Campos também fica no negativo, com 10% que admitem votar nele contra 35% que não votariam de jeito nenhum. Neste caso, é preciso destacar que grande parte do eleitorado entrevistado não os conhece o suficiente para opinar: 39% desconhecem Aécio; 54% desconhecem Campos.
 
Serra e Barbosa

O ex-governador José Serra (PSDB) também aparece na pesquisa, e só é conhecido por 14% dos eleitores brasileiros, mas tem saldo negativo de 15 pontos -- 35% admitem poder votar nele, contra 50% que afirmam que não votariam de jeito nenhum. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e o ex-deputado Fernando Gabeira (PV) são outros nomes sondados pelo Ibope.

Barbosa atingiu um potencial de 17%: 4% dos eleitores dizem que votariam nele com certeza, e 13% afirmam que poderiam votar. Gabeira chegou a 7% de potencial, mas apenas 1% votariam nele com certeza. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores pessoalmente em 142 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista