segunda-feira, 25 de março de 2013

Contraponto 10.738 - "Dilma deve anunciar medidas de combate à seca durante visita ao Ceará"

  .
25/03/2013
 

Dilma deve anunciar medidas de combate à seca durante visita ao Ceará

 

Do Jornal O Povo -  25/03/2013 

 

Presidente estará hoje ao Nordeste, mas ações principais do governo para minimizar os efeitos da estiagem devem ser anunciadas no Ceará






A presidente Dilma Rousseff (PT) virá ao Ceará anunciar pacote de ações emergenciais para socorrer as áreas mais atingidas pela seca no Nordeste. Entre as medidas, o governo busca garantir recursos para a compra de água e ração animal e promover distribuição de milho nos Estados, com o objetivo de garantir a alimentação do rebanho da região. O anúncio ocorre na terça-feira da semana que vem, dia 2.

Segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), o governo busca ainda promover “ações enérgicas” com os bancos para garantir créditos aos agricultores da região. De acordo com Guimarães, a ação é resultado de articulações da bancada do Nordeste com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT).

“Nós apresentamos uma série de questões de emergência e a presidente aceitou redirecionar ações. Medidas estruturantes devem ficar para depois, pois o foco agora é atuar na emergência, porque o problema é grave”, afirma.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins (PT), o Ministério de Desenvolvimento Agrário já havia pedido informações sobre os principais problemas enfrentados pelo Estado na Seca. “Destacamos quatro pontos de maior necessidade: carros-pipa, perfuração de novos poços profundos, compra de forragem (alimentação animal) e milho. Atualmente, precisamos de pelo menos 30 mil sacas por mês”, diz.

Pernambuco

A expectativa era de que o anúncio do pacote para o Nordeste fosse divulgado hoje, durante visita da presidente a obra do adutor Pajeú, no município de Serra Talhada, em Pernambuco. Guimarães afirma, no entanto, que a presidente deve guardar o anúncio para o dia 2.
“Havia sim a expectativa de que o anúncio fosse feito na segunda-feira. Porém, nos reunimos terça-feira passada e fizemos uma série de sugestões para implementar as ações. O Governo está calculando o que pode ser aplicado, e dia 2 será feito o anúncio”, afirma.

Dilma desembarca hoje no Ceará, em Juazeiro do Norte, às 8h50min. De lá, segue de helicóptero para Serra Talhada, na companhia de Cid Gomes (PSB). Na terra de Eduardo Campos (PSB) - governador de Pernambuco que vem despontando como pretenso candidato à presidência em 2014 -, Dilma entregará ainda 22 máquinas retroescavadeiras.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A visita de Dilma Rousseff ao Ceará estava marcada para o último dia 21, mas foi adiada pois a presidente viajou para a Itália para acompanhar a posse do papa. Na nova visita, Dilma deve entregar o terreno da refinaria Premium
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista