quinta-feira, 26 de março de 2015

Contraponto 16.350 - "Banco Mundial quer o fim do SUS no Brasil"


.

.26/03/2015


Banco Mundial quer o fim do SUS no Brasil


Nota Crítica - publicado em 

SUS



O excelente artigo de José T. Carvalho publicado na Carta Maior comenta a respeito das investidas do Banco Mundial contra o Sistema Único de Saúde no Brasil.

Edição Nota Crítica – com informações de Carta Maior


Logo após a gestão de FHC, que havia se movimentado na direção da privatização, o Banco Mundial iniciou uma campanha contra o SUS para que o acesso do cidadão à saúde se transformasse de direito adquirido em prestação de serviço controlada por capitalistas globais.

O avanço em prol deste sistema capitalista atingiu o limite no governo de FHC, pois um passo maior naquela época já se cairia no risco de tornar o presidente impopular. Então medidas obscuras foram implantadas, como as Agências Autônomas de Regulação (AAR).

Essas AARs são entidades que tem por finalidade repassar atividades do Estado para organizações corporativas. Fornecimento de energia elétrica, serviço de telefonia, manutenção de estradas, entre outras, foram algumas áreas em que isso aconteceu no Brasil.

Visam também garantir a qualidade dos serviços públicos e preservar o equilíbrio econômico-financeiro, à margem dos interesses mais imediatos do Poder Público concedente.

Na prática, a prestação dos serviços que foram repassados para a iniciativa privada nas décadas passadas não chegaram sequer aos mínimos índices de excelência e aprovação do consumidor. Basta ver reclamações contra as empresas de telefonia e energia elétrica. Imagine se tivéssemos uma empresa como a “Oi” que administrasse a saúde no país?

Em 2003, o cenário político no Brasil mudou com a entrada do PT e impediu maiores avanços para total destruição do SUS.

A partir daí, o Banco Mundial assumiu as rédeas do ataque organizado e realizou publicações como o livro “Desempenho hospitalar no Brasil: em busca da excelência”, que aponta a incapacidade do sistema hospitalar brasileiro em apresentar em níveis de eficiência exigidos para atender a demanda,
Indicam como solução a privatização do sistema de saúde.

Leia artigo completo: As estratégias de destruir o SUS para mercantilizar a saúde
Com informações também de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2000-adp-443.pdf

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista