segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Contraponto 3093 - "A politização didática na propaganda da Dilma"

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23/08/2010


A politização didática na propaganda da Dilma



Amigos do Presidente - 22/08/2010

O programa de sábado na TV, de Dilma Rousseff (PT), foi mais do que uma produção bem cuidada, dessa vez imperou a racionalidade, a argumentação, a politização.

O programa se esmerou em mostrar com um didatismo simples e direto, para quê serve uma candidatura a presidente da República na vida das pessoas.

Mostrou a causa e efeito das políticas públicas feitas no governo Lula, para melhorar a vida dos brasileiros, e os compromissos da candidatura de Dilma para os próximos 4 anos.

O programa falou de economia, sem falar "economês".

Falou de como políticas governamentais podem gerar empregos, trabalho e renda. Foi quase uma aula de boa intervenção estatal na economia, através de um bom governo, contrapondo ao neoliberalismo, sem citar a palavra.

Falou de teorias administrativas, como espiral positiva, mostrando como distribuição de renda aquece o mercado interno, que provoca o crescimento econômico, que gera emprego e renda, que realimenta o mercado interno...

Mostrou o ciclo da economia, como um cidadão incluído socialmente ingressa na sociedade de consumo, como uma economia de subsistência vira pequeno produtor, que alimenta o consumo no pequeno comerciante, que aumenta as vendas do atacadista, que encomenda mais nas fábricas e que, tudo isso, gera mais empregos e renda, realimentando o consumo.

Mostrou como a integração de programas sociais funcionam de forma articulada e fazem parte de uma grande política macroeconômica de desenvolvimento econômico e humano.

Mostrou a dimensão e importância do PAC na infra-estrutura nacional e urbana, na moradia, na urbanização de favelas.

Mostrou números sem ficar maçante, porque ficou diluído no vídeo em meio a depoimentos e arte com computação gráfica.

Mas a propaganda conseguiu o milagre de encaixar todos esses números, sem ficar chato:

- 31 milhões de brasileiros subindo para a classe média
- 24 milhões saíram da linha da pobreza
- 14 milhões conquistaram emprego
- 12,5 milhões de famílias beneficiadas com o Bolsa-família
- 12 milhões de brasileiros beneficiados com o Luz para todos
- 704 mil bolsas universitárias no ProUni
- 214 novas escolas técnicas até o fim do ano

Mostrou que o PAC 2, já planejado para 2011 em diante, fortalece a infra-estrutura social na moradia, saúde, educação, segurança, como um programa de governo:

- construção de 6.000 creches e pré-escolas;
- 500 UPA's (ambulatórios de saúde 24 horas);
- levar as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) para comunidades de todo o Brasil;
- ampliar o controle das fronteiras;
- criar escolas técnicas em cidades com mais de 50 mil habitantes;
- construir mais 2 milhões de moradias populares;

Tudo entrecortado com depoimentos de populares, com a própria Dilma e com o presidente Lula falando diretamente ao eleitor, apostando na politização do povo para cuidar da nossa nação, como um projeto nacional que é de todos nós.

Ainda conseguiu encaixar a valorização do papel da mulher, mostrando os altos cargos ocupados por Dilma, a maioria deles como pioneira, abrindo portas para engrandecer o papel da mulher na sociedade.

Fechou com chave de ouro, ao colocar as pessoas como centro das atenções do governo, acima dos números.

Estes programas de TV da Dilma não estão sendo programas eleitorais. São programas verdadeiramente políticos, com "P" maiúsculo.
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