27/01/2011
Patriota: política Brasil e Irã seguirá linha do governo anterior
Do Vermelho - 27 de Janeiro de 2011 - 9h09
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nessa quarta-feira (26) que a política do Brasil em relação ao Irã seguirá a mesma linha adotada pelo Governo Lula.
Ele lembrou os esforços brasileiros, em 2010, para mediar o acordo de troca de urânio levemente enriquecido no Irã pelo produto enriquecido a 20% na Turquia.
Apesar da proposta, parte da comunidade internacional — liderada pelos Estados Unidos — rejeitou o acordo e acabou aprovando uma série de sanções ao país.
O Irã afirma que seu programa nuclear possui finalidades pacíficas e medicinais.
"Vamos manter essa linha [de mediar negociações e buscar um acordo] porque o Brasil é um país que se identifica com a busca de soluções diplomáticas para as questões de paz e segurança", afirmou Patriota em sua primeira viagem como ministro à Europa, onde reuniu-se com o comando-geral da União Europeia.
Para o ministro, a recusa de parte da comunidade internacional à proposta de troca de urânio não deve ser interpretada de forma negativa. “[Foi um gesto que simbolizou] uma busca por uma alternativa diplomática e de construção de confiança em uma situação que está entre as mais complexas tratadas pelo Conselho de Segurança [das Nações Unidas]”, afirmou.
“Como membro não permanente do Conselho de Segurança, nos pareceu que deveríamos tratar desse assunto no espírito de tentar promover uma alternativa diplomática”, acrescentou o chanceler.
Fonte: Agência Brasil
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista