sábado, 31 de outubro de 2009

Contraponto 591 - "Lula diz que Brasil fez bem em hospedar Zelaya em sua embaixada"


31/10/1009

Lula diz que Brasil fez bem em hospedar Zelaya em sua embaixada

Agência Brasil - Luciana Lima
Enviada Especial

Caracas (Venezuela) - Pouco antes de deixar a Venezuela de volta para o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o acordo proposto para pôr fim à crise política em Honduras. Lula ressaltou que o Brasil fez bem em hospedar o presidente deposto Manuel Zelaya em sua embaixada, em Tegucigalpa.

“Eu dizia que ele era nosso hóspede, estava em nossa casa e ninguém iria tirá-lo de lá. O Brasil fez bem em tomar essa posição e no fim prevaleceu a verdade. O Brasil fez o que qualquer país no mundo faria”, disse Lula ao deixar a região de El Tigre, a 450 quilômetros de Caracas, onde, junto com o presidente Hugo Chávez participou de primeira colheita de soja em território venezuelano.

O presidente brasileiro afirmou ainda que a “lição” que fica do episódio é que “ninguém aceita mais um golpe militar". Lula disse ainda que a expectativa agora é de que o acordo seja cumprido.

"Houve uma acordo e espero que seja cumprido. O Micheletti [Roberto Micheletti, chefe do governo golpista] descobriu que não é possível governar contra a vontade da maioria. Quando se tem a maioria já é difícil, agora quando está tudo contra é muito mais difícil”, disse.

De acordo com Lula, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou ontem (29) com presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya, que manifestou sua satisfação com o acordo.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também comentou o acordo e disse esperar que o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, pressione para que o acordo seja realmente cumprido. Chávez falou ainda que Zelaya conversou com o vice-chanceler venezuelano Francisco Arias a quem disse acreditar que tudo estará resolvido em no máximo 48 horas.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista