terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Contraponto 979 - Serra ou Dilma ?

.
15/12/2009
Serra ou Dilma?


Por Célvio Brasil Girão* - 15 de dezembro de 2009

O sociólogo e cientista político Emir Sader afirmou, em relação às próximas eleições, que a “direita pode ganhar e se reapropriar do Estado”, e que neste caso, “o governo Lula terá sido um parêntesis, dissonante em muitos aspectos essenciais dos governos das elites dominantes, que retornarão”. Sader afirma também que estas eleições, por outro lado, poderão “ser uma ponte para sair definitivamente do modelo neoliberal, superar as heranças negativas que sobrevivem, consolidar o que de novo o governo construiu e avançar na construção de um Brasil para todos.”.

No mesmo sentido, mais recentemente, Evo Morales em relação à Bolívia – em situação análoga à do Brasil - disse em campanha eleitoral que "há apenas dois caminhos: ir para frente, apoiar a mudança ou remontar ao passado, voltar ao neoliberalismo".

São nítidas, no Brasil as alternativas que temos, caso se consolide, com tudo indica, um 2º turno nas e eleições de 2010.

Num cenário mais provável teremos:

De um lado a candidatura José Serra, que representa uma volta à “era FHC” com características neoliberais e privatistas.

Candidatura direitista, de comportamento dissimulado e dúbio, pouco preocupada com as riquezas nacionais – como o pré-sal – e voltada para os interesses e privilégios das elites dominantes, sem compromisso com as reais carências do povo brasileiro.

O candidato da direita não apresenta um discurso claro ou planos pelo menos publicáveis, restringindo-se a declarações parcas, monossilábicas e vagas. A rigor ninguém sabe o que Serra realmente pensa ou planeja.

Não é sem razão que a imprensa golpista dos Civita, dos Marinhos, dos Frias e dos Mesquitas: Veja, Globo, Folha e Estadão e caudatários - instrumentos de uma elite perversa, egoísta e racista, que almeja a retomada do poder qualquer custo - apoia o candidato do PSDB com um “ardor” que ultrapassa os limites da ética, chegando a níveis inimagináveis de manipulação, de vilania e de torpeza.

Do outro lado temos Dilma Rousseff, candidata do Presidente Lula, portadora de comprovada capacidade de trabalho e competência, já demonstradas por todos os lugares por onde passou, exibindo seriedade e zelo com a coisa pública.

Exemplo de coragem e de bravura, mostradas no enfrentamento à ditadura militar quando ainda mal saíra da sua adolescência e exemplo também de serenidade e coragem ao enfrentar e vencer o câncer que a acometeu. Mesmo em tratamento médico, enfrentou e superou campanha onde a imprensa golpista, de forma abjeta, tentou colocar-lhe a pecha de mentirosa, inventando, entre outros, o episódio Lina Vieira.

Dilma se mostra em nossos dias, sobejamente capaz de fazer o Brasil continuar no caminho atual de grandes realizações e de conquistas sociais do governo atual, sem o perigo da volta ao neoliberalismo nefasto da era FHC, representado pela candidatura Serra.

Experimentada e familiarizada com o gerenciamento de programas de grande magnitude – o “Luz Para Todos”, o “Minha Casa, Minha Vida”, o “Bolsa Família”, o “PAC” - tem sido, a bem dizer, uma espécie de primeira-ministra do Presidente Lula.

Dilma tem hoje conhecimento profundo dos problemas nacionais em todas as áreas, estando inteirada dos procedimentos e posicionamento claros na inserção do País na América Latina e no cenário internacional.

As alternativas estarão postas em 2010.

A minha decisão já está tomada.

Sou Lula, não mudo. Voto Dilma

*Célvio Brasil Girão é editor do Blog ContrapontoPIG
.

Um comentário :

  1. Tenho 36 anos, no final dos anos 70 escutava, menino, a rádio de Moscou deitado na rede da varanda de minha casa com meu pai, nos anos 80 estive na campanha das diretas nos ombros do meu velho, votei ao dezesseis anos em 1989 em Brizola para presidente. Nos anos 90 vivi o movimento fora Collor ( caras pintadas ).Depois disso vi meu País ser vilipendiado e quase evaido pelos longos e vampirescos anos FHC. Há sete anos ajudei um operário genial a subir democraticamante ao poder , hoje eu voltei a ter esperança e orgulho pelo meu País.
    SOU LULA!
    VOTO DILMA!
    VIVA O NOVO BRASIL !!!
    RÉGIS COE GIRÃO

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista