quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Contraponto 3362 - "Novo jeito de governar: ouvir a sociedade e prestar contas"

.
22/09/2010


Novo jeito de governar: ouvir a sociedade e prestar contas



Blog do Planalto - Terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 18:02

O Brasil mudou nos últimos anos porque há no País uma nova forma de governar, ouvindo a sociedade e prestando contas. Segundo afirmou o presidente Lula nesta terça-feira (21/9) durante a inauguração do trecho Colinas do Tocantins-Palmas, da ferrovia Norte-Sul, e dos pátios multimodais de Palmas/Porto Nacional e Guaraí/Tupirama, o povo aprendeu seu papel de cobrar e participar das decisões. Já o governo pretende registrar em cartório tudo que foi feito como uma maneira de prestar contas:

Quando eu terminar o governo a gente vai poder fazer planos. Eu já pedi uma novidade que nós vamos criar no país: cada ministro vai ter que fazer uma prestação de contas, registrada em cartório, para que todo mundo que quiser saber o que foi feito de 2003 a 2010 tenha acesso ao que aconteceu e cada canto deste país. Porque a sociedade está mais sabida, mais esperta e vai cobrar mais.

Para Lula, não há possibilidade do País retornar ao passado, para o tempo das obras inacabadas e paralisadas, da falta de projetos. O povo, comemorou, “não é mais massa de manobra como era o povo de 30 anos atrás”:

Já não podem colocar alguém para mentir achando que o povo vai acreditar É preciso perceber que o povo está sabendo que quando escrevem uma coisa errada é mentira, que quando falam coisas erradas é mentira. Não tem mais aquele negócio de que deu na televisão é verdade – acabou. É verdade quando é verdade, mas o povo sabe quando é mentira.

Ouça a íntegra do discurso do presidente:



O presidente fez questão de falar sobre liberdade de imprensa, lembrando que sempre foi um de seus maiores defensores, por acreditar ser esta uma questão sagrada para a fortalecer a democracia. Mas ressaltou, porém, que a liberdade de imprensa significa “informar corretamente a opinião pública para fazer críticas políticas, e não liberdade para inventar coisas o dia inteiro”.

O trecho da ferrovia Norte-Sul, que liga os pátios multimodais de Colinas do Tocantins e de Palmas/Porto Nacional, tem extensão de 256 quilômetros e contou com investimentos de R$ 1,1 bilhão. Além do trecho concluído, o presidente entregou os pátios multimodais de Palmas/Porto Nacional e o de Guaraí/Tupirama para exploração comercial.

A ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando os custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste às Sul e Sudeste. A integração ferroviária das regiões brasileiras contribuirá para a uniformização do crescimento autossustentável no país, na medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro e fortalecerá a infraestrutura de transporte necessária ao escoamento da produção agropecuária e agroindustrial.

Artigos relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista