segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Contraponto 5883 - Dilma: água, direito elementar à vida

.

01/08/2011

Vamos garantir a todos os sertanejos direito tão elementar à vida,
que é a água


Do Blog do Planalto - Segunda-feira, 1 de agosto de 2011 às 9:31

Café com a presidenta

No programa “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (1/8), a presidenta Dilma falou sobre o lançamento do Plano Brasil sem Miséria para o Nordeste e explicou as medidas mais importantes que serão implementadas na região. Um dos exemplos que a presidenta citou foi o programa Água para Todos, que vai levar também água para todo o semiárido nordestino, beneficiando 750 mil famílias que vivem em áreas rurais. A expectativa da presidenta é que o programa tenha o mesmo sucesso do Luz para Todos que, segundo ela, “mudou a vida de tanta gente ao fornecer energia elétrica a 2,8 milhões de moradias em todo o país”.

A presidenta contou que o Água para Todos vai construir milhares de cisternas, barragens, barraginhas e sistemas simplificados de irrigação, garantindo às pessoas o direito fundamental à água e a possibilidade de produzir mais.

“O Água para Todos é uma ação fundamental para que essas famílias, extremamente pobres, possam produzir mais e sair da miséria. (…) vamos garantir a todos os sertanejos o direito tão elementar e tão necessário à vida e ao desenvolvimento, que é a água”.

Durante a entrevista, a presidenta Dilma também falou sobre uma outra medida para melhorar as condições de vida de 250 mil famílias de agricultores extremamente pobres da região até 2014. Dilma explicou que, para isso, autorizou a contratação de centenas de técnicos rurais para auxiliar os agricultores familiares no plantio, orientando-os sobre as melhores técnicas de plantação e equipamentos mais adequados.

“Além de orientação técnica, essas famílias vão receber sementes de qualidade, produzidas pela Embrapa, e R$ 2.400,00 para investir na terra e melhorar a sua produção”.

Para a comercialização dos produtos da agricultura familiar, o governo federal fez uma parceria inédita com supermercados. Segundo explicou a presidenta, essas empresas vão comprar e vender a produção de agricultores familiares extremamente pobres. Ela contou, inclusive, que “os supermercados já estão comprando farinha, de Alagoas, laranja, de Sergipe, e geleias e doces, da Bahia”.

Além disso, o governo federal também vai apoiar os agricultores, por meio do programa de compra de alimentos da Agricultura Familiar (PAA), e com os recursos da merenda escolar.

“Nós estamos expandindo o orçamento do PAA, agora para R$ 793 milhões. E tem também os recursos da merenda escolar. Por lei, 30% do dinheiro que governo gasta com a merenda escolar devem ser aplicados em compras da Agricultura Familiar”.

Ouça abaixo íntegra do programa Café com a Presidenta ou leia aqui a transcrição:

Além das medidas de apoio à produção e comercialização, também serão implementadas medidas de saúde para a população extremamente pobre, segundo informou a presidenta Dilma na entrevista.

“… vamos construir mais de 1.200 Unidades Básicas de Saúde, as chamada UBSs. Só no Nordeste, (…), serão 638 UBSs, vamos oferecer também mais de 7 milhões de consultas e mais de 3 milhões de óculos para estudantes do Ensino Fundamental e do programa Brasil Alfabetizado. (…) Outra medida é instalação de 45 centros odontológicos e outras mais 90 unidades móveis, que vão garantir o fornecimento de quase meio milhão de próteses dentárias – as dentaduras”.

Finalizando, a presidenta Dilma explicou que além das iniciativas citadas durante a entrevista, o Brasil sem Miséria vai ampliar o acesso da população extremamente pobre à educação, à moradia, à luz elétrica, saneamento e proteção social. Para ela, tirar as famílias da pobreza extrema é um compromisso do seu governo, além de ser importante para o país.

Artigos relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista