segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Contraponto 6063 - "Líbia e Síria: PiG não engole a independência do Brasil"

.
22/08/2011
Líbia e Síria: PiG não engole
a independência do Brasil

Do Conversa Afiada - Publicado em 22/08/2011

Na primeira página da Folha (*), o colonista (**) Clóvis Rossi assegura que o Brasil ficou do lado errado da História, na Líbia.

No Valor, na pág. A2, ao tratar da Síria, o colonista (**) Sergio Leo responsabiliza a “diplomacia brasileira (por) parte do fracasso da comunidade internacional em lidar com o esfacelamento sangrento de regimes autoritários”.

Rossi queria que o Brasil aprovasse o bombardeio aéreo à Líbia imposto pelos Estados Unidos, com a mão de gato da OTAN.

Leo quer que o Brasil adira ao embargo econômico à Síria, embora o comércio entre o Brasil e a Síria, como ele próprio diz, seja irrelevante.

Navalha



O PiG (***) e seus notáveis colonistas não aceitam aindependência do Brasil.

O Brasil deveria ser colônia de Portugal, da Inglaterra e agora dos Estados Unidos.

Eles gostavam daquela diplomacia da dependência do governo do Farol de Alexandria.

A diplomacia de um Chefe de Estado que recebia um carão do presidente Clinton, na frente de todo mundo e não se dignava a defender o Brasil – ou a si próprio.

Esses colonistas, no fundo, adoraram a política externa da campanha do Padim Pade Cerra: fechar o Mercosul e isolar (ou invadir) a Bolívia e o Irã.

Como se o Celso Amorim fosse a Hillary Clinton.

O Rossi é um veterano repórter do Mundo.

No dia que o Grupo dos Sete dos Estados Unidos foi deposto e, no lugar, entrou o Grupo dos 20 de que o Brasil faz parte, ele não deu importância.

Porque passou a vida inteira a cobrir a irrelevância do Brasil no âmbito do G7 e não percebeu que o G7 é que se tinha tornado irrelevante.

O princípio da “auto-determinação dos povos” faz parte da política externa brasileira desde sempre.

(Fora intervalos de genuflexão, como no regime militar, sob inspiração do jenial Golbery, e nos governos Collor e FHC).

Um dos teóricos mais brilhantes do princípio da auto-determinação dos povos foi o Embaixador Araujo Castro, ultimo chanceler do grande presidente João Goulart.

Como se sabe, o governo constitucional do Presidente Goulart foi deposto numa ação de desrespeito à auto-determinação do povo brasileiro.

Há vários motivos a explicar a queda de Goulart.

Por isso, convém ler o livro do professor Jorge Ferreira, que revisitou Goulart e deu um banho de História no historialista Elio Gaspari.

Conta o professor Ferreira que San Tiago Dantas foi quem revelou a Goulart como se daria a intervenção militar americana, caso ele resistisse.

A informação da San Tiago Dantas veio de Minas, onde os insurretos criaram um Estado independente, que já negociava com o “chanceler” Afonso Arinos o reconhecimento do Governo Johnson, dos Estados Unidos.

Convenhamos, amigo navegante, que fazer uma “Revolução” com a V Frota americana nas costas é mais fácil do que sair na rua de cara lavada, não é isso ?

Ainda mais que, como mostra o professor Ferreira, as pesquisas de opinião pública do momento indicavam forte apoio a Goulart e às reformas de base.

O historialista Gaspari – infatigável defensor dos Estados Unidos e adversário da política externa independente do Brasil -, além de usar vários chapéus, assegura que Jango caiu porque gostava de coristas.

O Brasil é gato escaldado.

Se o Brasil apoiar a invasão do Iraque em busca de armas inexistentes, com que autoridade protestaria, se a V Frota viesse com um canudo chupar o pré-sal no limite das 200 milhas ?

Por essas e outras, esse ansioso blogueiro é a favor da bomba atômica.

Para o Brasil assegurar a auto-determinação do povo brasileiro.



Em tempo: este ansioso blogueiro recomenda a todo brasileiro auto-determinado que leia o excelente artigo com que o Ministro da Defesa (do Brasil) Celso Amorim se despede da Carta Capital.

Clique aqui para ler “Notícias do possível ato final na Líbia”.


Paulo Henrique Amorim


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

(***)
Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
.

Um comentário :

  1. Paulo Henrique Amorim, que já gravou entrevista dizendo que o jogo, para ele, é fazer o que acha que o patrão quer, acha que os outros rezam por sua cartilha, por isso acusa qualquer matéria crítica de jogada "golpista".

    Para criticar minha coluna, distorce o que escrevi. Nem "reponsabilizei" a diplomacia brasileira por parte do fracasso, nem nunca defendi que Brasil deveria apoiar bombardeio na Líbia ou Síria. http://www.valor.com.br/opiniao/982338/que-faz-o-brasil-com-siria


    É curioso, mas há pouco tempo quem ele hoje chama de "colonista" era referência do blogue dele: http://t.co/BeV9yzC http://t.co/zdMrCeI http://t.co/JyMg4iS .

    Engraçado é que ele passou a me elogiar depois que publiquei comentário no blog do Nassif, desmascarando o jogo dele, que tem pouco de denúncia da "imprensa golpista" e mais de competição por mercado, em defesa de quem lhe paga o salário:

    http://www.advivo.com.br/node/381005

    (para quem não gosta de links, reproduzo aqui:
    Para atender ao gosto de leituras revelado pelo Paulo Henrique Amorim, sugiro que deem a ele as transcrições de dois vídeos ótimos no you tube. Um em que o apresentador Paulo Henrique Amorim, no Domingo Espetacular, da TV Record, defende com garra o bispo Edir Macedo, seu patrão, concorrente da TV Globo e denunciado em reportagens pela Folha, das acusações graves que levaram o religioso à prisão. Outro, em que o jornalista Paulo Henrique Amorim dá entrevista ao pessoal do Pânico e diz que, quando trabalhava em outras emissoras, fazia era o que o patrão mandava _ o que, talvez o leve hoje a acreditar que os outros jornalisats só fazem isso que ele diz fazer.

    Para quem se dispuser a transcrever para uma adorável leitura, a matéria sobre o bispo está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=6TQVebNgKzU e a entrevista para o Pânico, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=OICwXgf0ZAw&feature=related

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista