sábado, 20 de agosto de 2011

Contraponto 6043 - "Vale não tinha urgência nos navios?"



20/08/2011
Vale não tinha urgência nos navios?

Do Tijolaço - 19/08/2011

O supernavio da Vale: Brasil, só no nome e na carga de minério de ferro

O repórter Fabiano Maisonnave, publica em seu blog, na Folha, uma entrevista com o chinês Zhang Shouguo, vide presidente da Associação de Proprietários de Navios da China. Compreensivelmente furioso com o fato de a Vale operar uma frota própria de navios graneleiros para transportar para lá nosso minério, o sr. Souguo dá uma informação importante: no momento em que a Vale encomendou na China e na Coreia a sua frota – ainda a ser entregue – de supercargueiros havia sobra de navios – e baixo custo de frete, em consequencia – naquele país.

“Era desnecessário”, diz o sr. Shoguo.

José Carlos Martins, diretor da Vale, argumenta que a empresa precisava de uma frota própria para transportar seu minério em trajetos de longo curso, como o para a China. Verdade. Mas se havia disponibilidade imediata de frete barato, fica enfraquecido o argumento de que para fazer aqui no Brasil os meganavios, a demora iria ser grande demais.

O segundo argumento, o do preço, também não se sustenta diante da possibilidade de um negócio cruzado para o fornecimento de chapas navais aos estaleiros com aço produzido pela siderurgia própria – e insuficiente – da Vale e pelo barateamento significativo que a encomenda de 12 supernavios acaba por gerar no processo construtivo.

O motivo essencial é que a Vale, na gestão anterior, não soubesse que uma grande empresa e um grande país são um par indispensável.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista