terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Contraponto 7245 - "Alta da economia 'frustra' analistas da mídia"

.
17/01/2012

Alta da economia 'frustra' analistas da mídia

Do Blog O Cafezinho - 17/01/2012

Ontem o Banco Central divulgou os números sobre a atividade econômica no país, que mostraram uma grande recuperação. Nenhum jornal se interessou pela notícia, naturalmente. Quando o PIB estagnou ao final do terceiro trimestre, deram manchetes apocalípticas. E olha que a terça-feira estava fraca de novidades.

Francamente, eu gostaria de entender melhor os critérios de um editor de capa. Por exemplo, o Estadão foi o único a ter o mérito de, ao menos, citar a notícia na primeira página, mas em letra miúda. O editor achou uma manchete bem mais interessante e popular: “Agência de Risco rebaixa fundo de estabilidade na Europa”.

Olha que maravilha! O editor tem duas manchetes prontas:

  1. Agência de risco rebaixa fundo de estabilidade da Europa.
  2. Economia brasileira volta a crescer
Qual a melhor? A primeira, claro! É muito mais popular, afinal todo mundo está ansioso para saber que a Standard & Poor mudou a nota de um fundo europeu de AAA para AA+. Economia brasileira? Isso não é tão importante. Não para um brasileiro.
Folha e Globo ignoraram completamente a notícia em suas manchetes. O Globo dá a notícia na metade inferior da página 21. A Folha mete a notícia dentro de outra, cujo título é “Juros podem parar de cair antes do previsto”. Nada de análises, gráficos, históricos.

O Globo


Não sei se estou ficando implicante demais, mas tive a forte impressão que o jornalista quase usou o termo “frustra”, em vez de surpreende. Ficaria assim: Atividade econômica cresce acima do previsto e frustra especialistas.
A má vontade da mídia para com boas notícias tornou-se patológica.
O Estadão, ao menos, traz bons infográficos. Pena que escondeu o material na página B5, que pouca gente lê.

Entretanto, na seção de economia de seu site, o Estadão não apenas esconde a notícia, como encontra uma economista disposta a jogar areia na boa nova.

A responsabilidade, porém, é mais do editor de títulos e subtítulos do que da economista entrevistada (Zeina Latif). Ainda bem que nem todos concordam com Latif e Globo. O banco Santander, por exemplo, viu no índice do Banco Central (IBC-BR) um sinal positivo para uma recuperação sustentável da atividade econômica no país.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista