segunda-feira, 26 de março de 2012

Contraponto 7684 - "Com inovação tecnológica, Luz para Todos leva energia elétrica a áreas isoladas"

.

26/03/2012

Com inovação tecnológica, Luz para Todos leva energia elétrica a áreas isoladas

Após levar energia elétrica a quase 12 milhões de pessoas nos últimos nove anos, o programa Luz para Todos agora trabalha para atender comunidades que vivem em áreas isoladas. Novas tecnologias foram desenvolvidas para que moradores de locais sem acesso por estrada, tais como ilhas e serras, pudessem ser atendidos pelo programa. Na Serra do Cafundó, no Ceará, por exemplo, foram utilizados postes feitos de fibra de vidro que pesam pouco mais de 100 quilos. Bem mais leves que os postes convencionais de concreto, que podem pesar mais de uma tonelada, puderam ser transportados por helicópteros.

“Estimulamos as empresas a buscar soluções para superar obstáculos. O poste de fibra de vidro foi desenvolvido no Paraná em conjunto com a universidade. Levamos a tecnologia para o norte do país, e hoje, com a alta demanda, há uma fábrica em Manaus”, disse o diretor do Luz para Todos, Aurélio Farias.

Nos estados da região Norte, os postes de fibra são bastante utilizados para as instalações feitas pelo Luz para Todos por flutuarem e poderem ser transportados em canoas até lugares que não podem ser alcançados por via terrestre.

Veja mais no Blog do Planalto

Além das inovações tecnológicas, o programa também aproveita o conhecimento e a experiência local. Para transportar os fios da rede de energia elétrica à Serra do Cafundó, os técnicos transportaram os cabos em lombo de jegue.

Outra inovação empregada pelo Luz para Todos é o uso de cabos subaquáticos. Em Rondônia, na região do lago Curiã, as comunidades ribeirinhas de Araçá, Neves, Pupunhas e Silva Lopes e Araújo passaram a ter energia elétrica após o emprego de cabos subaquáticos.

“O cabo subaquático é fruto da experiência dos nossos técnicos e também de parcerias com universidades. A instalação de mini-usinas – eólicas, solares ou combinadas – com geração de energia no próprio local também são fruto de parceria com universidades”, disse Aurélio Farias.

Em 2011, o Luz para Todos levou energia elétrica a mais 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, além dos pequenos produtores rurais.


Artigos relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista