quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Contraponto 12.034 - "Brasil trará até 4 mil médicos cubanos, anuncia Padilha"

 

21/08/2013

Brasil trará até 4 mil médicos cubanos, anuncia Padilha


Do Viomundo - publicado em 21 de agosto de 2013 às 18:22

Brasil trará 4.000 médicos cubanos

Profissionais serão encaminhados para regiões que não foram escolhidos por médicos brasileiros
do R7

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21) a vinda de 4.000 médicos de Cuba para as vagas que não foram preenchidas por médicos brasileiros no programa Mais Médicos.

O acordo foi afirmado entre o governo brasileira e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Segundo o ministro, 400 médicos já serão encaminhados para a primeira parte do programa.

A previsão é que mais 2.000 médicos cubanos cheguem no dia 4 de outubro para as vagas não preenchidas no segundo mês do programa Mais Médicos.

Os profissionais serão encaminhados para as 701 municípios que estão no programa, mas não foram escolhidos por médicos brasileiros formados no Brasil ou no exterior. Destas cidades, 84 % estão na região Norte e Nordeste do País.

De acordo com o ministro, 84% dos médicos cubanos encaminhados para o Brasil têm mais de 16 anos de experiência e todos já participaram de missões internacionais em países que falam português. Além disso, todos são especializados em medicina familiar e comunitária.

Segunda etapa

A segunda fase de inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 19. Prefeituras e profissionais que não aderiram ou que não completaram a inscrição na primeira fase terão até o dia 30 para se inscrever. O primeiro mês de seleção contabilizou a adesão de 3.511 municípios, que indicaram 15.460 vagas. Ao final dessa etapa, 1.618 profissionais confirmaram participação.

Leia também:

Médico que duvida de estrangeiros tem filhos “importados” de Cuba

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista