quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Contraponto 12.235 - " Governo ganha prêmio da ONU por reduzir desmatamento"




 18/09/2013

  Governo ganha prêmio da ONU por reduzir desmatamento


Do Tijolaço - 15 de setembro de 2013 | 17:23

ScreenHunter_2551 Sep. 15 17.19


por Miguel do Rosário


Algo me diz que esse prêmio, que pode ter algum impacto eleitoral, receberá um tratamento mais do que discreto da grande mídia. Considerando que a principal adversária da presidenta, Marina Silva, tem a questão ambiental como principal marca de sua plataforma, este prêmio ajuda Dilma a pôr também um pezinho no eleitorado “sonhático”.




ScreenHunter_2550 Sep. 15 17.17

Do site da ONU:

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, é uma das vencedoras do prêmio Campeões da Terra 2013 – o prêmio ambiental mais importante das Nações Unidas, destinado a líderes de governo, sociedade civil e setor privado que se destacam em suas atuações em prol do meio ambiente.
A ministra receberá o prêmio na categoria Liderança Política por, entre outras conquistas, ter desempenhado um papel-chave na redução do desmatamento na Amazônia. O prêmio será entregue em uma cerimônia no Museu Americano de História Natural, em Nova York, Estados Unidos, no dia 18 de setembro.

O Campeões da Terra é organizado pela ONU desde 2005 e promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Teixeira se junta a outros dois brasileiros, o empresário Fabio Barbosa, premiado em 2012 na categoria Visão Empresarial e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, contemplada em 2007.

Na gestão de Teixeira foram implementadas políticas do uso da terra no Brasil que auxiliaram no controle e prevenção do desmatamento. De acordo com levantamentos do Governo brasileiro, nos últimos oito anos o país testemunhou uma queda de 84% na taxa de desmate, com o índice de redução anual da cobertura verde caindo de 27 mil km² em 2004 para 4,5 km² em 2012.

“Ser um Campeão da Terra é uma honra e também uma responsabilidade. Há pouco mais de um ano, discutíamos metas ambiciosas na [Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável] Rio+20 e hoje já podemos ver a concretização de algumas delas. A mudança de perspectiva sobre a importância do desenvolvimento sustentável é crescente. O prêmio dialoga com essas conquistas. É um reconhecimento da história e também um convite para enfrentar os desafios do futuro”, afirmou Teixeira.
“Seu compromisso com o meio ambiente tem sido o foco de sua carreira em ciência e política. A ministra tem estado no centro de alguns dos assuntos mais debatidos e transformadores do momento, desde a Rio+20 até a reforma da política florestal brasileira. Teixeira tem feito uma abordagem baseada em princípios e pragmatismo e, ao mesmo tempo, construindo pontes para outras questões”, declarou o subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner.

“Liderança e visão são elementos essenciais na transição para uma Economia Verde. Esta transição está ocorrendo e ganhou um novo ímpeto com os resultados da Rio+20. Os Campeões da Terra de 2013 estão colocando em prática ações, políticas e estratégias para acelerar essas transformações. São guias para um futuro sustentável”, acrescentou.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista