terça-feira, 24 de setembro de 2013

Contraponto 12.277 - "FAO reafirma que é possível um mundo sem fome"

 .
24/09/2013

FAO reafirma que é possível um mundo sem fome



 Graziano


Do Vermelho - 24 de Setembro de 2013 - 17h31
 

Se as atuais alianças para o desenvolvimento forem fortalecidas e ampliadas é possível conseguir um mundo sem fome, afirmou nesta terça-feira em Nova York o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

 O responsável pela Organização de Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), interveio no foro O sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: acelerar a ação e criar associações eficazes, celebrado na sede da ONU.

Silva apontou que o Desafio Fome Zero, lançado em junho 2012, pede algo novo, algo audaz que devia se ter fato faz muito tempo, ao falar em nome da equipe de tarefas de alto nível do secretário geral das Nações Unidas sobre a crise mundial da segurança alimentar.

O foro enfatizou acelerar as ações sobre o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, com destaque nas associações para o desenvolvimento e as novas iniciativas exitosas.

Fez questão de que a crise mundial da segurança alimentária supõe um compromisso global decisivo para acabar com a fome, eliminar o atraso do crescimento infantil, fazer sustentáveis todos os sistemas alimentares, erradicar a pobreza rural, e minimizar o desperdício e as perdas de alimentos.

Para conseguir estes objetivos, é necessário no entanto mobilizar coalizões de base ampla, precisou Silva, que opinou que a verdadeira mudança só se produzirá quando muitos atores sociais unem suas forças em movimentos políticos amplos.

O dia, dedicado ao sucesso dos ODM, reuniu a representantes de governos, empresas e a sociedade civil, e além da luta contra a fome tratou sobre energia sustentável para todos, a educação primeiro, fomento da nutrição e o apelo à ação sobre o saneamento.

Apesar dos avanços a ONU ainda contabiliza a 1,2 bilhão de seres humanos afetados pela pobreza extrema e quase 900 milhões padecem fome.

Também suas estatísticas mostram, em matéria de aliança e cooperação para eliminar esses flagelos, que a associação mundial para o desenvolvimento tem visto diminuir por dois anos consecutivos a ajuda prometida pelos países ricos.

Fonte: Prensa Latina

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista