segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Contraponto 12.262 - "Sem diálogo com Obama, Dilma recebe Clinton em NY"

247 – No dia 18 de setembro, jornais do mundo todo registraram com salva a atitude do dia anterior da presidente Dilma Rousseff de cancelar a visita de Estado aos EUA marcada para outubro. A Casa Branca disse que a decisão foi tomada em comum acordo, mas a verdade é que o Planalto julgou que as respostas dadas às violações de sigilo das comunicações do gabinete da Presidência e da Petrobras não foram satisfatórias.

Uma semana depois, em plena ressaca da crise da espionagem e com o diálogo estremecido com o presidente Barack Obama, a presidente desembarca em Nova York para comandar o discurso de abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Antes do evento, no entanto, abre espaço na agenda oficial para receber o ex-presidente norte-americano Bill Clinton.

Dentro da casa de Obama, Dilma envia outra demonstração de força ao mundo: não cede a pressões e negocia com Clinton a possibilidade de parceria entre o Brasil e a Clinton Global Initiative (CGI), fundada em 2005 pelo ex-presidente.

Leia a reportagem da Agência Brasil sobre o encontro: 

Danilo Macedo

Repórter da Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff se reunirá hoje (23), no hotel em que está hospedada em Nova York, com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. O encontro com Cristina será às 19h. Com Clinton, Dilma se encontra às 18h (horário de Brasília). A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje às 6h55 a Nova York. Amanhã, ela fará o discurso de abertura da68ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).


Clinton e Dilma devem discutir a possibilidade de parceria entre o Brasil e a Clinton Global Initiative (CGI), fundada em 2005 pelo ex-presidente. Como parte da Fundação Clinton, a CGI reúne líderes globais com o objetivo de criar e implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento. A reunião anual da GCI é realizada a cada setembro em Nova York.

Em dezembro, o Rio de Janeiro sediará o primeiro encontro da GCI América Latina. A reunião deve reunir líderes regionais e globais de diversos setores da sociedade na busca de alianças para o combate aos desafios socioambientais na região.

Edição Beto Coura

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista