segunda-feira, 26 de maio de 2014

Contraponto 13.870 - "Não, não são apenas uns pedaços de pano costurados"

.

26/05/2014 

Não, não são apenas uns pedaços de pano costurados

 

Tijolaço - 25 de maio de 2014 | 08:15 Autor: Fernando Brito 
bandeira 
 

250 pessoas, segundo o Estadão; 300, segundo a Folha.

Resumida a isso, a manifestação “anti-Copa” partiu para uma exibição imbecil.

Queimar a bandeira brasileira.

Sem simplismos patrióticos de “ultraje à Pátria”, um ato de estupidez que mexe com algo que vai além, muito além, de um pano costurado ou da representação formal deste país.

Gente tão auto-suficiente em seus delírios autoritários que não consegue ver que, para este povo colonizado, dominado, saqueado, explorado e discriminado aquela é a única coisa que identifica, reúne, que faz a todos se sentirem parte de um todo.

O sentimento generoso da juventude não pode ser dominado por uma arrogância idiota daqueles que se acham os “portadores da verdade e da pureza”; e que não são capazes, em seu primarismo feroz, de entender a importância do sentimento democrático de que somos todos brasileiros.

Não há, no gesto de atear fogo à bandeira brasileira, o significado que, pelo mundo, tem as cenas comuns de incinerar a bandeira americana. Ali, não se estava ateando fogo à pátria americana, mas à ação daquele país sobre outros, oprimindo povos, derrubando ou estabelecendo governos, intervindo militarmente em outras terras.

Ou será que eu estou sendo generoso e o que fizeram traduz seu próprio sentimento de que o Brasil é um lixo para eles, “cosmopolitas” demais, embora não tenham capacidade de compreender ou de se  emocionar com tudo o que a cultura e a diversidade planetária já produziu em livros, pintura, arquitetura e tudo o que os homens são capazes de produzir somando suas próprias origens ao sentimento de mundo?

Não, meninos, não confundam Picasso com Picachu, dos pokemons com que vocês brincavam até o ano passado.

Ao contrário do que vocês não pensam, a ideia de Nação é o traço de unidade de um povo e sua alavanca de ascensão.

Sem ela – e os nossos amigos do PT demoraram a compreender isso – o progresso passa a ser visto como mérito pessoal e não como processo coletivo.

O povo brasileiro, quando se entende como  Nação, rapazes,  tem uma força que vai muito além do que vocês imaginam ser, uma torcida de futebol.

E aquilo, por isso, não é só uma bandeirinha.


PS. Vi agora e recomendo a matéria do Viomundo sobre o leitor que “pagou geral” na loja de luxo de shopping por causa de camiseta “Abaixo este Brasil atrasado”. Atrasado que vende camiseta a 100 reais.

_____________________________


PITACO DO ContrapontoPIG 


"250 pessoas, segundo o Estadão; 300, segundo a Folha."
 


O que é que pode explicar a ação destas pessoas?
 

1-   (  )  São desinformados ou mal informados pela imprensa golpista

2-   (  )  São  maus caracteres

3 -  (  )  São simplesmente estúpidos

4 -  (  )  São mercenários políticos

5-   (  )  Todas as alternativas acima estão corretas

___________________________________
.
.

Um comentário :

  1. Se eles são contra tudo o que esta ai, tentem mudar, não queimando a bandeira, mas lutando no campo das ideias, votando e não ateando fogo ao Pavilhão Nacional.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista