segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Contraponto 18.618 - "Jereissati descarta golpe: 'democracia é sagrada' "

"Em algumas votações, a meu ver, equivocadamente, [o PSDB] votou errado. Não necessariamente porque estava unido ao Eduardo Cunha, mas porque estava achando que aquilo era fazer oposição. Ser contra o governo era fazer oposição. Em determinadas situações, nem sempre isso é verdade. Houve uma união com Eduardo Cunha em determinadas votações pelas circunstâncias, e algumas delas equivocadas", disse.

Para ele, "a presidente não tem nada que oferecer a nós e ao País". "A presidente não vai ser impedida. Mas vai fazer o que com o governo? Conseguir ficar três anos assim é improvável. Um impeachment também é improvável. Porque, na hora da luta pelo poder mesmo, e aí existe muito fisiologismo e clientelismo, ela tem maioria. Não existe maioria parlamentar para derrubá-la", constata.

"Não sei nem dos aspectos jurídicos, porque não sou advogado e existem prós e contras. Mas que ela está perdendo as condições de governar, está. A hipótese da cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é outra. Pelo que sei e pelas análises, não parece uma saída provável. Renúncia é improvável. A outra [possibilidade] é recuperar o seu partido através de uma reviravolta e de uma liderança para que possa conseguir dar uma luz para todos. Também isso é improvável", opina.

O senador afirma ainda que, do jeito como está agora, "vai ser muito ruim para o País nós passarmos três anos vivendo dessa maneira", mas que "não votaria nunca alguma coisa que eu achasse que feriria as instituições. Eu sou de uma geração para a qual a conquista da democracia é sagrada. Isso vale mesmo três anos de sacrifícios".

Jereissati diz não ver luz no fim do túnel para as crises política e econômica do País. Pouco afeito a entrevistas, o senador evita declarações polêmicas e procura dar um tom de análise histórica às duras críticas que faz ao PT e ao próprio governo. Sobre as pré-candidaturas do PSDB à presidência em 2018, o tucano considera positivo o partido ter vários nomes na disputa, mas descarta disputar a vaga. Segundo ele, seu momento passou.

O senador, que já governou o Ceará por três vezes, considera o governador Camilo Santana, do PT, muito bem intencionado, acessível e com uma abertura grande para o diálogo, mas acha que devem ser feitos ajustes na equipe neste segundo ano de mandato, para o governo ter ações mais visíveis.

Confira aqui a íntegra da entrevista.


__________________________________________


PITACO DO ContrapontoPIG


Sobre Jereissati e  a CPI do HSBC  : usando algum tipo de "agua benta", livrou a família sua mulher na CPI do HSBC

Leia

No Viomundo:

"Bancada da pizza da CPI do HSBC: Depois de livrar cunhada do tucano Tasso Jereissati, terá moral para investigar outras contas suspeitas na Suíça?"


*****

Jereissati - só de birra - foi um dos principais  combatentes da prorrogação da CPMF,  prejudicando a saúde de milhões de brasileiros.

 Só lembrando: a não  prorrogação da CPMF foi ótima ... para os sonegadores.  

.
__________________________________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista