.
É de Bertolt Brecht (1889-1956): “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”
.
Bertolt Brecht tinha razão apenas em parte.
.
O pior analfabeto, nos nossos dias, é aquele que pensa que sabe tudo de política. É o analfabeto político midiático.
É o “superdesinformado” que se empanturra de “desinformações” da grande mídia subserviente às elites dominantes dos países; elites sempre contrárias às mudanças que venham a melhorar a vidas das pessoas pobres e comuns.
Estes “superdesinformados” são fabricados – sem que se deem conta – pelas “Vejas”, “Folhas” e pelas “Globos” da vida.
Pessoas muitas vezes bem intencionadas e até mesmo cultas se tornam “superdesinformadas” e, não raro, até arrogantes, pairando ingenuamente acima da verdade, tamanha a manipulação a que são submetidas.
Este tipo de analfabeto político - o midiático - Brecht não conheceu.
*Célvio Brasil Girão é editor do Blog ContrapontoPIG
.
*Célvio Brasil Girão é editor do Blog ContrapontoPIG
.
.
Tio, o s. poderia nos ministrar uma aula sobre a política brasileira e mundial, desde os princípios... Sobre História. Eu leio, estudo, mas eu não acho nada didático. Livros, artigos, tudo cheio de lacunas, sem explicação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir