18/06/2010
Lula aposta na produção de biodiesel pela agricultura familiar
Vermelho - 17 de Junho de 2010 - 19h15
Ao anunciar mais um Plano Safra da Agricultura Familiar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que esse segmento será muito importante na produção de biodiesel nos próximos anos. Segundo ele, foi criada uma empresa na Petrobras para garantir que o pequeno produtor plantará e terá preço. O presidente participou nesta quinta (17) da 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontece até domingo na Concha Acústica, na beira do Lago Paranoá, em Brasília.
Além da produção de petróleo, as fontes renováveis de energia como o etanol e o biodiesel podem levar o país a posição de destaque no cenário energético mundial. O presidente aposta que a agricultura familiar, responsável pela produção de mais de 70% do alimento consumido pela população brasileira, terá grande papel nesse contexto.
Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível, é considerado por Lula como uma pessoa essencial para organizar a produção de biodiesel pela agricultura familiar.
“Nós criamos uma empresa especificamente para cuidar do biodiesel e dar garantia ao pequeno produtor que ele vai plantar e terá garantia de preço para o seu produto”, disse o presidente.
Sobre o Plano Safra 2010-2011, o governo destinou R$ 16 bilhões aos agricultores em linhas de custeio, investimento e comercialização por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, nos oitos anos do Governo Lula o volume de recurso aumentou em mais de 500%. “O agricultor familiar pode investir na modernização e aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, correção e recuperação do solo, melhoria tecnológica e genética através do Programa Mais Alimentos”, diz nota do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Reservas ambientais
Lula disse ainda aos agricultores que o Brasil precisa dar outra destinação para as reservas ambientais. Ele propôs aos seus ministros encaminhar um debate para que as reservas também ajudem o agricultor a “ganhar seu pão”. “Quem sabe podemos pagar um salário para que ele seja um guarda florestal. Alguma coisa tem que ser feita”, disse.
O presidente lembrou que o país tem respaldo e respeito internacional na área ambiental por ter a “coragem” de se comprometer com a diminuição do desmatamento da Amazônia em 80% e nos índices de gases do efeito estufa em 39%.
Agricultores comemoram
Chamado de Brasil Rural Contemporâneo, o megaevento da Feira Nacional reúne 560 estandes de expositores de todo o país, 550 toneladas de produtos e atrações culturais de peso. Paulinho da Viola, acompanhado de Monarco da Portela e DJ Tudo, abriu o evento na última quarta. Ainda vão passar pelos palcos Otto, Lenine, Alceu Valença, Armandinho, Dodô e Osmar.
No local, os agricultores comemoram o aumento dos investimentos anunciado pelo governo. Produtor de vinhos típicos da Serra Gaúcha, o agricultor Gilberto de Bastianni, 38 anos, diz que o aumento do volume de financiamento do Plano Safra será muito importante para o seu negócio.
“Fiz no ano passado (financiamento) e vou voltar a fazer outro para aumentar a produção de suco e começar a de espumante”, disse ele, que mantém uma vinícola em parceira com três irmãos no município Nova Roma do Sul. Ele diz que espera sair da Feira com um negócio fechado com um grande atacadista de Brasília.
Balbino Almeida Souza, 44 anos, é outro agricultor que pretende expandir os negócios após a Feira e comemora, segundo ele, um aumento real no financiamento do Plano Safra. Balbino dirige uma cooperativa em Ibotirama (BA) produtora do mel Rica Flor. “Somos 27, mas até o final ano vamos expandir para 49 cooperados”, diz.
De Brasília,
Iram Alfaia
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista